A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que começa, nesta segunda-feira (09), a obra de recuperação do Mirante em Chapada dos Guimarães - Monumento Natural Centro Geodésico da América Latina.
A medida é necessária em razão da degradação ambiental existente no local e a existência de riscos à segurança dos visitantes.
O local está interditado pela Justiça e a recuperação, além de atender os anseios da população, segue determinação de decisão judicial proferida no âmbito de Ação Civil Pública em face do Governo do Estado.
Assista entrevista com Paulo Macedo, paleontólogo:
Com a obra concluída, será possível a implementação de projeto de infraestrutura que irá permitir o uso público de forma ordenada e segura.
A obra, avaliada em R$ 2 milhões, será executada por meio de recursos originários de Termos de Compromisso de Compensação Ambiental (TCCA) por significativo impacto. Ela consiste na contenção, estabilização e recuperação dos processos erosivos.
A Sema alerta que a entrada no local continua proibida devido à existência de riscos à segurança dos visitantes e à vulnerabilidade da área que está em recuperação.
Contemplação
O Mirante é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que permite apenas o uso indireto dos recursos naturais em atividades, como a educação ambiental, turismo e pesquisa científica. Sua recuperação é necessária devido a processos erosivos que vem se agravando por conta do excesso de chuvas e da visitação descontrolada e desordenada.
A área de 43,6 hectares é um importante corredor ecoturístico, que inclui o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, área de proteção integral sob a responsabilidade do Governo Federal, e as unidades de conservação estaduais de uso sustentável, como a Estrada Parque MT-251 e a Área de Proteção Ambiental Chapada dos Guimarães.
Com assessoria
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Leslie Puntschart 09/12/2024
Puts! Mas de que tipo de fósseis se fala? quais seriam as exigências dos cientistas pra trabalharem?
Noam Salzstein 09/12/2024
O Senhor seja louvado! Graaaande notícia!
Dione dias de Oliveira 09/12/2024
As obras sempre começam em épocas de chuvas intensas ....parece piada...
3 comentários