Mesmo após o período de festas, Chapada dos Guimarães continua enfrentando problemas com a falta de água em diversos bairros. A situação crítica levou Jean Weiler da Fonseca, um morador do bairro Altos de Santana, que estava há 13 dias sem abastecimento, a buscar novamente o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade, gravando vídeos em tom de apelo por providências urgentes. O morador diz que vai buscar o Ministério Público Estadual para resolver a situação.
“Estamos nos preparando para ir ao Ministério Público para que essa situação seja resolvida. Pois o carnaval está chegando e não queremos passar por isso de novo, essa falta de água!”, desabafou o morador.
Segundo ele, o prazo dado pelo SAAE para o restabelecimento do abastecimento foi até a meia-noite de quinta-feira (02). Caso o problema persistisse, o fornecimento seria realizado por caminhão-pipa. No entanto, a água não chegou na data prometida, nem na manhã da sexta-feira (03). Apenas na tarde do mesmo dia o abastecimento foi normalizado em sua residência.
Veja vídeo
SAAE reconhece desafios e intensifica ações
Em nota, o SAAE informou que uma das bombas responsáveis pelo abastecimento da cidade foi reparada e garantiu que o fornecimento de água será normalizado ao longo desta semana. A autarquia enfrenta dificuldades devido à defasagem de funcionários, já que está em processo de recontratação.
No final de ano, no período das festas, bares, restaurantes e salão de beleza tiveram que fechar as portas antes do programado, por falta de água. Para minimizar os impactos, uma força-tarefa foi organizada, e caminhões-pipa estão abastecendo os bairros mais afetados. Comércios da Rua Coberta, como Osteria da Chapada, Pomodori e Mangueiras, que haviam fechado no domingo (29) devido à falta de água, foram atendidos na manhã de segunda-feira (30).
O SAAE reforça o pedido para que a população economize água, utilizando-a apenas para atividades essenciais, especialmente em períodos de alta demanda turística. “Lembrando que o abastecimento de água em Chapada dos Guimarães é um dia sim, um dia não. Pedimos a colaboração de todos para economizar água nesta época, onde a cidade dobra sua população. Aos comércios que demandem maior utilização de água, é recomendado a compra de uma caixa d’água para suprir melhor suas necessidades”, destacou a autarquia.
Caminhões-pipa: como solicitar
O SAAE informa que as solicitações de caminhão-pipa devem ser feitas presencialmente na sede da autarquia. A organização prioriza os casos mais urgentes, buscando garantir que nenhuma família fique sem água por longos períodos.
Enquanto isso, a força-tarefa segue atuando para resolver os problemas emergenciais e garantir que Chapada dos Guimarães enfrente melhor os desafios durante os períodos de grande fluxo turístico.
Veja vídeos enviados pelo SAAE:
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real