Prefeitura de Chapada dos Guimarães e Governo Federal, sob coordenação do professora da Universidade de Mato Grosso (Unemat), Alcione Lescano, com recursos da Lei Paulo Gustavo, realizaram um projeto audiovisual para crianças maiores de cinco anos, com intuito de introduzir a temática “diversidade” nas escolas. O vídeo tem como personagens vários animais do cerrado e promove ideais de inclusão e solidariedade entre os pequenos. Um dos personagens, já conhecidos pelo público é o Professor Tamba, um Tamanduá “pra lá de inteligente”, que orienta as crianças e abre o debate em sala de aula.
Com roteiro, direção geral e música de Lescano, direção artística de Leandro Soares, tradução em libras por Jane Oliveira e arte do folder por Henrique Santian. O projeto “Viva a diferença”, prende atençaõ de forma lúdica e encantadora.
A animação em 2D faz um paralelo entre a diversidade das espécies de animais com as diferenças entre os seres humanos, e aborda a existência de vários tipos de inteligências e a importância das diferenças para a sobrevivência de todos. O vídeo é um material ótimo para facilitar a discussão na escola com os alunos e aprimorar valores no convívio social.
Objetivo do projeto
Ensinar os conceitos de semelhança e dessemelhança, mostrar as diferenças como indivíduos e iguais como humanos, apontar as necessidades de afetos, alimento, diversão que são comuns a todos. Entre os alunos é possível identificar muitas assimilaridades, desde hábitos, gostos até cores de pele. Valorizar essa diversidade em sala de aula é fundamental para trabalhar a
autoestima.
Assista:
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real