O projeto Círculos Coloridos na Saúde, promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Chapada dos Guimarães, realizou nessa quarta-feira (19 de fevereiro) o primeiro Círculo de Paz de acolhimento voltado para colaboradores e alunos da Academia da Saúde do município de Chapada dos Guimarães. A iniciativa busca proporcionar um espaço seguro e acolhedor para aqueles que frequentam o programa do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo benefícios terapêuticos por meio da Justiça Restaurativa.
A Academia da Saúde é um programa do SUS voltado para a promoção da saúde e do bem-estar da população. Com práticas integrativas, a unidade oferece atividades físicas, terapias alternativas e apoio à saúde mental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Agora, com a inclusão do projeto Círculos Coloridos na Saúde, os participantes terão acesso mensalmente a encontros restaurativos, ampliando as possibilidades de cuidado integral.
O projeto Círculos Coloridos na Saúde se insere nesse contexto como uma ferramenta inovadora, criando um ambiente de escuta, conexão e fortalecimento dos vínculos entre os participantes. O objetivo é somar-se às demais práticas integrativas já oferecidas pela Academia da Saúde, contribuindo para um espaço mais harmonioso e acolhedor.
Para o juiz coordenador do Cejusc e facilitador Leonísio Salles de Abreu Júnior, que conduziu o primeiro Círculo de Paz, a experiência foi marcada por momentos de profunda conexão e diálogo, despertando nos participantes o desejo de continuidade. Ele destacou a possibilidade de adaptar os círculos para diferentes públicos atendidos pela Academia da Saúde, como idosos, crianças e até usuários de entorpecentes, tornando-se, assim, uma ferramenta valiosa para o fortalecimento do direito à saúde da população local.
“Além de integrar a comunidade e os profissionais de saúde, a iniciativa representa uma forma concreta do Poder Judiciário contribuir para o bem-estar social, ampliando o acesso a práticas restaurativas e fortalecendo o sistema público de saúde com abordagens mais humanizadas. Com encontros mensais, o projeto pretende consolidar um espaço de diálogo, respeito e transformação, promovendo benefícios tanto para os participantes quanto para a ambiência do SUS em Chapada dos Guimarães”, esclarece o magistrado.
O próximo Círculo na Academia da Saúde está programado para o dia 19 de março, das 8h30 às 10h. O convite aos participantes é feito pela Academia da Saúde e as temáticas a serem trabalhadas pelos facilitadores são apresentadas previamente ao Cejusc, que elabora todo o roteiro do círculo.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real