Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023, 13:56 - A | A

Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023, 13h:56 - A | A

NO PODER

Mulheres administram comunicação dos principais órgãos do Estado

Governo estadual, Assembleia e Câmara de Cuiabá tem algo em comum: mulheres no comando da Comunicação

Da Redação

Durante muito tempo, o mercado de trabalho jornalístico foi um local exclusivamente masculino. A entrada das mulheres no jornalismo aconteceu, de uma maneira geral, a partir de sua inserção e participação em veículos da imprensa alternativa.

A situação mudou de forma lenta. Em 1986, as mulheres já ocupavam 36% dos quadros profissionais do país e, dez anos mais tarde, esse número chegava a pouco mais de 40%. Em 2006, segundo dados do Ministério do Trabalho, 52% das vagas de jornalista eram ocupadas por mulheres, mostrando uma tendência de uma maioria feminina no mercado de trabalho jornalístico.

Em Mato Grosso, elas ocupam cargos de destaque na administração municipal e estadual.

Como informamos na semana passada, Rosimeire Felfili, mais conhecida como Rose, foi reconduzida à Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa (ALMT), cargo que ocupa desde 2017.

Assim como na Assembleia, a Comunicação do Executivo Estadual também é comandada por uma mulher.

Laice Souza é jornalista, formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e tem pós-graduação em Comunicação Corporativa e Gerenciamento de Crise. Também é advogada e pós-graduada em Processo Civil e Direito Civil.

Em janeiro de 2019, assumiu a função de assessora de comunicação do governador Mauro Mendes, e em fevereiro do ano seguinte foi nomeada secretária adjunta de Comunicação e, com a recriação da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), assumiu como secretária em julho de 2021, se tornando a primeira mulher a comandar a pasta.

Um ano depois, a Polícia Militar de Mato Grosso concedeu à secretária de Estado a honraria ‘Medalha Homens do Mato Grau Oficial’. Segundo o comandante-geral da PMMT à época, coronel Jonildo José de Assis, Laice recebeu a homenagem em reconhecimento à parceria e aos relevantes serviços prestados por ela ao Estado e, principalmente, à Polícia Militar.

Reprodução

Elisangela Tenorio

Elizângela Tenório

A Câmara de Vereadores de Mato Grosso é outra instituição que tem sua Comunicação sob gestão de uma mulher: a jornalista Elizângela Tenório. Ela assumiu o cargo em 2020, e segundo o atual presidente da Casa, Chico 2000 (PL), seu trabalho é elogiado pelos servidores e parlamentares da Câmara.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia