Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025, 08:30 - A | A

Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025, 08h:30 - A | A

RETROSPECTIVA 2024

Atletas de MT representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris e foram premiados pelo Estado

Os esportistas receberam os Prêmios Olímpico e Medalha Olímpica do Governo de MT

Da assessoria
Da Redação

Mato Grosso esteve presente nas Olimpíadas e Paralímpiadas de Paris, em 2024, com nove atletas nascidos ou em atuação no Estado. Além de promoverem o orgulho e a identidade esportiva mato-grossense, os esportistas foram premiados pelo Governo do Estado com o Prêmio Olímpico, no valor de R$ 43 mil, e com o Prêmio Medalha Olímpica, no valor de R$ 144 mil, no caso de conquista de medalha.

“Foi uma experiência incrível! É uma sensação de gratidão de você saber que não é impossível se você trabalhar e investir no seu sonho. E ter tido o incentivo do Governo do Estado ajudou ainda mais. Foi maravilhoso, outro nível, realmente incrível”, destaca a atleta olímpica Lissandra Campos.

A esportista é natural de Nossa Senhora do Livramento e foi uma das representantes do atletismo brasileiro na prova de salto em distância. Uma das promessas de Mato Grosso no atletismo mundial, Lissandra é bolsista do programa OlimpusMT, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), na categoria Atleta Internacional.

“O Bolsa Atleta foi essencial na minha trajetória até as Olimpíadas. É um projeto que tem nos valorizado e dado uma estabilidade para nós, atletas. Com esse auxílio financeiro, sei que posso continuar treinando, competindo e fazendo cada vez com o melhor para alcançar os objetivos”, complementa Lissandra.

Os outros oito atletas convocados para os eventos esportivos mundiais foram Arthur Silva, Erika Zoaga, Ana Sátila, Almir Júnior, Ana Vitória, Caroline Santos, Isadora Lopes e Yasmim Soares.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer do Estado, David Moura, ressalta a importância para os atletas de alcançarem a importante marca de disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e afirmou que a conquista dos esportistas é um orgulho e incentivo para os mato-grossenses.

“Parabéns a todos esses atletas que levaram o nome do nosso Estado aos dois maiores eventos esportivos do mundo. São trajetórias que mostram a força do esporte mato-grossense e inspiram uma nova geração de atletas”, afirma.

Saiba mais sobre os esportistas olímpicos e paralímpicos de Mato Grosso:

Arthur Silva

Bolsista do programa OlimpusMT, Arthur foi campeão paralímpico de judô na categoria 90 kg, da classe J1 (atletas cegos). O judoca é líder do ranking mundial, e em Mato grosso, representa o Instituto dos Cegos do Estado (Icemat).
Erika Zoaga

Também bolsista do programa OlimpusMT, Érika conquistou a medalha de prata do judô na categoria 70 kg da classe J1 (atletas cegos), já em sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos. A judoca representa a Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV).

Ana Vitória

A meio-campista conseguiu, junto com a Seleção Brasileira de futebol feminino, a medalha de prata nas Olimpíadas 2024. Natural de Rondonópolis, Ana Vitória foi revelada no Academia Futebol Clube e defende, atualmente, o Atlético de Madrid, na Espanha.

Ana Sátila

A canoísta cresceu em Primavera do Leste, município em que começou a remar ainda na infância. Principal nome da Canoagem Slalom no Brasil, a atleta se tornou símbolo de resistência com inúmeras participações em três provas diferentes da canoagem nas Olimpíadas deste ano.

Almir Júnior

Almir Cunha dos Santos, mais conhecido como Almir Júnior, nasceu em Matupá e cresceu em Peixoto de Azevedo. Nos Jogos Olímpicos de Paris, o mato-grossense fez história por levar, depois de 16 anos, o Brasil à final da prova de salto triplo.

Almir alcançou a marca de 17,06 metros no salto triplo nesta quarta-feira (07)
Com a classificação de Almir Junior, foi a primeira vez, em 16 anos, que o Brasil disputo a final do salto triplo 
Caroline Santos

A lutadora de taekwondo Caroline Gomes dos Santos é natural do município de Água Boa. Em sua primeira participação olímpica, a mato-grossense conquistou a vaga por ficar entre as melhores atletas da modalidade no mundo.

Isadora Lopes

A jogadora de rugby Isadora Lopes de Souza é mais uma bolsista do projeto Olimpus MT que disputou as Olimpíadas 2024. A atleta do Melina Rugby Clube, de Cuiabá, foi convocada pela Seleção Brasileira Feminina de Rugby Sevens, que ficou em 10º lugar na competição mundial.

Yasmim Soares

Yasmim de Lima Soares completa a lista de esportistas nascidos ou em atuação no Estado que competiram nas Olimpíadas 2024. Atleta do Melina Rugby Clube de Cuiabá, Yasmim jogou pela seleção brasileira feminina de rúgbi sevens em Paris.

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia