A prefeitura de Chapada dos Guimarães anunciou nesta segunda-feira (02) que vai retomar as discussões à cerca da construção do Memorial Coluna Prestes de Mato Grosso, na região Mirante, ponto turístico distante cerca de sete quilômetros do Centro de Chapada dos Guimarães. O projeto é de autoria do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, e que foi doado ao município há 16 anos.
Niemeyer fez os primeiros rascunhos do projeto a pedido de Luiz Carlos Prestes Filho. A ideia é a construção de um memorial em homenagem à Coluna Prestes, o que seria um marco histórico em um dos locais por onde o movimento passou no estado de Mato Grosso.
Oscar Niemeyer previu a construção de três edificações: um edifício sob pilotis com salas para cursos e biblioteca, de 3.000m²; um edifício com salão para exposições, lojas, restaurante e café, de 1.500m² e um auditório para 1000 lugares, em uma área de 1.200m².
Inicialmente, o projeto foi denominado de Complexo Turístico do Mirante. O local teria como característica a realização de eventos culturais e empresariais, abrigar um espaço para exposição sobre a história da Coluna Prestes, além de uma escultura da imagem de Luiz Carlos Prestes.
Em reunião com Kadu Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, o prefeito Osmar Froner definiu a realização do projeto como um sonho e vai apresenta-lo, junto com Kadu, ao governador de Mato Grosso nos próximos dias, visando buscar recursos para execução do projeto.
“É um projeto que vai fomentar a economia. Será uma grande conquista para Chapada. Vamos receber turistas do mundo todo, e ser uma grande referência no Centro-Oeste brasileiro”, finalizou Osmar.
Já o secretário municipal de Governo, Gilberto Mello, que foi prefeito em 2006 e que recebeu o projeto de Niemeyer, afirma que essa seria uma grande solução para aquecer a economia de Chapada dos Guimarães.
“Trata-se de uma solução econômica para Chapada. Para movimentar o comércio e a rede hoteleira todos os dias da semana”, disse Mello.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real