Nos dias 16 e 17 de janeiro, foi realizado no Centro de Treinamento (CT) de Rondonópolis o curso de Operação e Manutenção Básica de Pá Carregadeira, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em parceria com o Sindicato Rural de Jaciara.
Com uma carga horária total de 30 horas, a capacitação reuniu participantes interessados em adquirir conhecimentos técnicos e práticos sobre a operação e a manutenção desse importante equipamento, amplamente utilizado no setor agrícola e na construção civil.
A presidente do Sindicato Rural de Jaciara, Juliana Bortolini, destacou a importância de iniciativas como essa para a qualificação profissional: “Além de fomentar a empregabilidade, a capacitação fortalece a produtividade e a segurança no trabalho, valores essenciais para o setor rural”, disse ela, acrescentando que “Nosso objetivo é sempre contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos participantes, atendendo às demandas do mercado e fomentando o desenvolvimento regional."
De acordo com o professor Dionísio Garcia, que ministrou as aulas, o curso combinou teoria e prática, abordando desde o funcionamento dos sistemas da pá carregadeira até técnicas seguras de operação.
“A maioria dos profissionais que atuam no campo, sejam eles experientes ou não, aprendem as nuances do trabalho em uma determinada máquina de forma prática, ou seja, são os que denomino de “práticos”. Estes profissionais atuam sem conhecer a parte teórica que norteia tanto o trabalho como a máquina. Dessa forma há uma perca considerável de aproveitamento do maquinário, e ao mesmo tempo uma degradação prematura da estrutura física, mecânica e tecnológica da máquina, ou seja, o profissional prático, na maioria das vezes comete erros primários que podem ser corrigidos tendo uma teoria que faça um link teórico-prático, ligando a execução de determinado trabalho a manutenção requerida pelo maquinário. Sendo assim, na parte teórica é explicada a importância da manutenção da maquina porque ocorrem determinados erros operacionais, e principalmente as boas práticas de uso da pá carregadeira, assim como aspectos de relacionamento interpessoal. Na parte pratica é demonstrado ao profissional como se utiliza todo conhecimento teórico adquirido em sala de aula, levando o mesmo a uma reflexão de como é importante não só a prática em si, mas também que o aporte teórico do manual do operador, que deve ser lido com carinho, faz a diferença na hora de trabalhar”, contou, reforçando que “o alinhamento teórico e prático leva o profissional a entender a máquina e a reconhecer que a mesma tem limites que devem ser respeitados, que há necessidade da aplicação de uma manutenção correta, que eleva a vida útil da máquina, mas que também é muito satisfatória, tanto para o operador quanto para quem o contrata”.
Ao final, os participantes receberam certificação reconhecida pelo Senar, ampliando suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
“Eu gostei muito do curso, além de ter sido ótimo participar, ainda amplia nossos conhecimentos. Agradeço muito pela oportunidade”, disse Ronaldo Guerreiro.
Para Lucas Leite também foi uma oportunidade de ampliar sua atuação no mercado. “Foi excelente o aprendizado e vai me ajudar muito no meu trabalho”, pontuou ele.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real