Quase 50 mil pessoas de Mato Grosso realizaram, de fevereiro a setembro deste ano, o Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) no decorrer do ano e oportuniza a conclusão da educação básica àqueles que não finalizaram os estudos na idade apropriada.
Por meio do exame, qualquer pessoa com idade acima de 15 anos tem a chance de completar sua formação educacional no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, adquirindo conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal.
Além disso, a certificação abre portas para novas oportunidades, como ingressar em cursos técnicos, faculdades e concursos públicos. Até o momento, 35 escolas aplicam o exame por meio de agendamento em todas as regiões do Estado, o que garante que a oportunidade de conclusão dos estudos esteja acessível em diversas localidades.
Para se inscrever, basta acessar o site da Seduc (aqui) e seguir o passo a passo preenchendo os formulários, além conhecer o manual do participante e consultar o conteúdo que é aplicado. Já a relação de escolas que aplicam o exame pode ser conferida aqui.
Em Cuiabá, o Exame Certificador pode ser agendado nas Escolas Estaduais Mário de Castro (Pedra 90), Leovegildo de Melo (CPA III) e na Rodolfo Augusto Curvo. Nesta última, as provas são aplicadas em sala anexa instalada na Assembleia Legislativa.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que a pessoa não precisa frequentar aulas se ela já possui o conhecimento necessário para realizar o exame. “Basta se inscrever pelo site, escolher a escola na qual fará as provas de forma presencial, definir o horário mais apropriado e comparecer pontualmente”.
Ele reforça que o Exame Certificador é um dos pilares da política de educação de jovens e adultos do Plano EducAção 10 Anos, cujo objetivo é colocar a educação pública de Mato Grosso entre as mais bem avaliadas do Brasil até 2032.
“Essa visão ambiciosa se alinha com as metas do governo em melhorar a qualidade da educação, particularmente para aqueles que foram historicamente marginalizados. Assim, o plano abriga iniciativas que promovem a capacitação contínua da população”, completa.
O secretário destaca que, com o Exame Certificador, o Estado está investindo na capacitação e formação de sua população, fortalecendo a educação inclusiva e garantindo que todos tenham a chance de uma segunda oportunidade. Na avaliação dele, essa iniciativa é uma prova de que o governo está comprometido em proporcionar um futuro melhor para seus cidadãos.
“Com o comprometimento da Secretaria de Educação e a participação ativa da sociedade, o Exame Certificador tem se consolidado como uma importante iniciativa para a educação, proporcionando uma segunda chance para aqueles que desejam concluir seus estudos e conquistar um futuro melhor”, finaliza o secretário.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real