O Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), gerido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizou a tradicional festa de Natal da instituição, com a presença de, aproximadamente, 700 pessoas, entre pacientes e acompanhantes.
Foram distribuídos cerca de mil brinquedos para as crianças atendidas pela unidade de reabilitação.
A festa contou, também, com a parceria da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e do Suco Prats.
“Quero parabenizar a todos os profissionais que compõem o time do Cridac e enfatizar que tudo isso só é possível graças à união de esforços do Governo do Estado, da primeira-dama, Virginia Mendes, e de parceiros comprometidos em proporcionar o melhor para os nossos pacientes”, destacou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Durante a festa, que contou com a presença do Papai Noel, foram distribuídos lanches, sucos, refrigerante, picolés, além da entrega de kits de panetones e de 800 cestas básicas arrecadadas pelo programa SER Família, idealizado pela Setasc.
“Essa festa tradicional que promovemos para os nossos pacientes é um dos momentos mais esperados do ano. Eles aproveitam para interagir uns com os outros, se divertem com a programação e ainda ganham presentes. É um jeito especial de celebrarmos o Natal e a chegada de um novo ano”, declarou a diretora da unidade, Suely Souza.
Nos últimos seis anos, o Cridac realizou 592.111 procedimentos de reabilitação. Além disso, neste mesmo período foram cedidos 10.377 aparelhos auditivos e 5.654 cadeiras de rodas, sendo 1.404 aparelhos auditivos e 873 cadeiras de rodas somente em 2024.
Paciente do Cridac desde os três anos de idade, Fátima Leandra, hoje com 21 anos, nasceu com uma doença congênita e utiliza próteses nas duas pernas. Ela contou que já precisou realizar a troca das próteses quatro vezes ano longo dos anos e que a convivência com os funcionários do Cridac fez com que ela tivesse uma “segunda família”.
“A primeira prótese que eu tive que usar foi com 5 anos de idade. De lá para cá eu já precisei trocar de próteses quatro vezes, de tempos em tempos, conforme eu fui crescendo. Tantos processos, cada coisa que eu passei, cada luta que eu venci, tudo isso são experiências únicas e posso dizer que aqui no Cridac eu tenho uma segunda família. Eu conheço muitos funcionários aqui que me viram crescer, praticamente”, disse.
Serviço
O Cridac é uma unidade da rede de cuidado à Pessoa com Deficiência, localizado na Rua G, s/n Bloco A, Centro Político Administrativo. Para mais informações sobre o atendimento prestado pela unidade especializada, entrar em contato pelos telefones: (65) 3613-1933 ou 3613-1918.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real