Com o objetivo de valorizar a cultura, as artes cênicas e, especificamente, o teatro, contribuindo para o fortalecimento da criação e produção artística, com vistas à formação de plateias e a integração entre os grupos teatrais, o 1º Festival de Teatro Luiz Carlos Ribeiro, uma parceria entre a Associação Cultural Cena Onze, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, acontece entre os dias 30 de março e 1º de abril no Cine Teatro Cuiabá.
A programação do festival conta com uma vasta diversidade de espetáculos, entre eles A Mala de Fugir, interpretado pela Cia de Teatro Cena Onze, com texto inspirado no livro “A Mala de fugir e outros contos”, de Luiz Carlos Ribeiro, que passeia pelo mundo dos personagens saídos da história de vida do autor. Com atuação de Marcio Campos, João Marimon e Marcos Borges, direção musical de Paulo Fábio, figurino e cenografia de Jane Klitzke, produção de Marcondes Araújo, Direção de Mariah Girardello, direção geral de Flávio Ferreira, tendo Sophia Campos como assistente de palco.
“O 1º Festival Luiz Carlos Ribeiro é uma homenagem que a classe cultural faz a esse grande ator, dramaturgo e diretor de teatro, que nos deixou em 2018. Luiz Carlos Ribeiro nasceu no distrito de Mimoso e, além de artista, também foi advogado e lutou contra a ditadura militar. Tive o privilégio de ser seu amigo e juntos escrevemos e montamos as peças FICA, PEDRO! e PEDRO. Inclusive, ele foi professor da MT Escola de Teatro. O teatro brasileiro deve muito a esse ser humano lindo”, destaca o diretor artístico do Cena Onze, Flávio Ferreira.
No dia 1º, às 19h, tem o espetáculo: Viva Luiz e Torna a Revivar, apresentado em caráter hors concours, reunindo um grupo de artistas voluntários, amigos e parceiros de longa data do homenageado, que abrange o teatro, cinema, música, cultura popular, dança e artes plásticas. Uma celebração que se move no âmbito do afeto, onde a arte, ao transpor tempo e espaço, ultrapassa a própria ideia da morte. “Luiz vive através de sua fecunda produção artística em nossos corações e mentes. E estará presente, contracenando com todo o elenco”, declara Flávio.
Entre os artistas estão Amaury Tangará, Carlinhos Ferreira, Flor Ribeirinha, Lúcia Palma, Luiz Marchetti, Márcio Aurélio, Nico e Lau, Pescuma, Henrique e Claudinho, Romeu Benedito, Vera e Zuleika, Vera Capilé e Wagton Douglas. Com concepção cênica e direção de Glória Albues, direção de produção de Claudete Jaudy e produção de Lúcia Palma.
Além das apresentações artísticas, o público e os participantes podem visitar uma exposição no foyer do Cine, com algumas fotos representativas, adereços, figurinos, cenários das peças que Ribeiro escreveu, dirigiu e atuou. Na abertura do festival haverá exibição do MiniDoc “Luiz, um Pantaneiro Ladino”, produzido por Marcondes Araújo e Marcos Alessandro e a apresentação da performance “A Mala de Fugir e Outros Contos”, texto de Luiz Carlos Ribeiro, encenado pela Cia de Teatro Cena Onze.
A programação completa do festival pode ser conferido no site do Cine Teatro Cuiabá: https://cineteatrocuiaba.org.br/novidades/programacao-completa-do-1-festival-de-teatro-luiz-carlos-ribeiro
Serviço
O que: 1º Festival de Teatro Luiz Carlos Ribeiro
Quando: de 30 de março a 1º de abril
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Valor: Gratuito
Mais informações: (65) 2129-3848