Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Passeios Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023, 14:35 - A | A

Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023, 14h:35 - A | A

Veja o mapa do Parque

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

O parque nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos

DA REDAÇÃO

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989 pelo Decreto Lei 97.656. Com 32.630 ha, protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. O Parque Nacional está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso. É uma área natural do Cerrado brasileiro, segundo maior bioma do país e que abriga grande parte das nascentes dos grandes rios brasileiros (Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco).

No interior do parque nacional estão localizadas algumas nascentes de rios formadores do Pantanal, em especial os córregos e rios da bacia do rio Coxipó, que contribui para grande parte do abastecimento humano de água para a população de Cuiabá.

O parque nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. Por este motivo se diz que Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.

A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó (neste local chamado de Coxipozinho ou Coxipó-Mirim). O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras (que inclui a Casa de Pedra) são outros locais conhecidos.

Consulte maiores informações sobre regras de visitação nestes locais nas páginas oficiais do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

O Parque está aberto à visitação TODOS OS DIAS (inclusive finais de semana e feriados). 

O parque pode ser visitado o ano todo. O período de dezembro a março tem maior incidência de chuvas. De julho a outubro é época de seca, com altas temperaturas e possibilidade de incêndios florestais.

A entrada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é GRATUITA.

Para visitar alguns atrativos é necessário contratar um condutor autorizado pelo Parque Nacional. O preço cobrado pelos profissionais é de interira responsabilidade dos mesmos.

Os atrativos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães são abertos de acordo com a capacidade de gestão e com a adequação das estruturas e do sistema de controle e monitoramento do parque, de modo a garantir uma visitação segura, agradável, de baixo impacto ambiental e que ofereça experiênicias diferenciadas ao visitante.

Alguns atrativos não necessitam de agendamento prévio para visitar.

Clic aqui e coneça alguns pontos turísticos no site Alô Chapada

Veja o mapa do Parque em anexo

Com assessoria

 

 

Comente esta notícia