Criado em 1989 com uma área de 32.630 hectares, com uma enorme combinação dos nossos ecossistemas e preservação do mesmo, e com vários sítios arqueológicos. É o segundo maior bioma do país, região do Cerrado que abriga a maior parte das nascentes de grandes rios brasileiros (Paraguai, Araguaia, Tocantins, Juruena-Tapajós e São Francisco).
O parque fica na reserva da biosfera do Pantanal (Parques nacionais: Pantanal, Emas e Serra da Bodoquena – Parques estaduais: Serra de Santa Bárbara, das Nascentes do Rio Taquari e do Pantanal do Rio Negro).
O parque nacional abriga 659 espécies conhecidas de vegetais, 44 de peixes, 242 de aves e 76 de mamíferos. Além desta diversidade de espécies, o parque protege 10 tipos diferentes de vegetação do Cerrado e é um local onde há diferentes formações geológicas, incluindo áreas de origem desértica e marinhas. Por este motivo se diz que Chapada dos Guimarães já foi mar e deserto ao longo de milhões de anos.
A paisagem mais conhecida do parque nacional é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó (neste local chamado de Coxipozinho ou Coxipó-Mirim). O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras (que inclui a Casa de Pedra) são outros locais conhecidos.
Consulte maiores informações sobre regras de visitação nestes locais nas páginas oficiais do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
O Parque está aberto à visitação todos os dias (inclusive finais de semana e feriados).
*Autoguiado (16 km do Centro)
Contato: (65) 3301-1133
Coordenadas: -15.4897876281946, -55.81469624732425
Link Google Maps: https://goo.gl/maps/aAdy1ier3upST4XL6
Maiores informações sobre o Parque, acesse: https://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes/guia-do-visitante.html