A websérie documental “De Cara com Sol” (2025) será exibida nesta terça-feira (18), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. A entrada será gratuita.
Apresentado e idealizado pelo multiartista transmasculine, O Sol Ferreira e dirigido por Rodrigo Zaiden, o trabalho audiovisual foi produzido por meio da Lei Paulo Gustavo da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Várzea Grande.
Tendo a estética charmosa e poética da Galeria do Pádua nas imagens de fundo, a produção conta com cinco episódios, com convidados especiais. A websérie será divulgada no canal do YouTube do apresentador Sol Ferreira, que é natural de Cuiabá, mas reside desde a infância no município de Várzea Grande.
Voltados principalmente para o público transmasculine, os episódios trazem entrevistas de caráter informativo que surgem a partir de vivências em transições de gênero, das especificidades existentes nas condições de saúde de homens trans e pessoas transmasculinas que nasceram ou residem em Mato Grosso e do trabalho político-social do Sol Ferreira como, artista, pesquisador e referência pública.
A primeira temporada do programa digital busca também sensibilizar populações trans sobre as etapas que compõem as mastectomias masculinizadoras. As cirurgias pertencentes aos Processos Transsexualizadores (masculino e feminino) são regulamentados pelo Sistema único de Saúde desde 2013.
“O programa reúne bate papos descontraídos e animados, mas ao mesmo tempo respeitosos e muito informativos, contribuindo com vários temas de extrema importância para a garantia de Políticas Públicas às pessoas transmasculinas. E também auxilia quem deseja iniciar o processo, a partir do ponto de vista de quem já está transicionando e dos profissionais de saúde envolvidos”, pondera O Sol Ferreira.
Para o diretor, Rodrigo Zaiden, “a websérie foi pensada para abordar um tema sério, com informações necessárias e que muitas vezes não chega ao público trans, que envolve, por exemplo o acesso à saúde integral e equitativa no SUS e o combate a transfobia”, mas sem deixar de trazer o toque poético necessário. “Tudo foi idealizado e apresentado por Sol, que não apenas tem o lugar de fala como pessoa trans, como também navega por várias áreas das artes como as artes plásticas e o teatro passando pelo ativismo à ciência”, pondera.
Em MT, o Ambulatório Trans foi inaugurado em 2024, está em funcionamento em Cuiabá (no CERMAC) e prevê atendimento ao público trans dos 142 municípios. O órgão funciona na Rua Tenente Thogo da Silva Pereira, 63, Centro. Para acessar ao serviço é necessário solicitar o encaminhamento aos médicos dos postos de atenção básica (posto de saúde e do programa de saúde da família, que fazem a regulação via sistema Sisreg).
Entre os profissionais entrevistados estão o cirurgião plástico Magno Stefani Cezar; a responsável técnica pelo Ambulatório Trans, Graciane Magalhães; o defensor público do Estado, Willian Zuqueti e o cantor Lucas Padilha. Além dos jovens transmasculinos Ian Anthony, que foi um dos primeiros a realizar a mastectomia masculinizadora através da Defensoria Pública; o psicólogo e homem trans Auri Henrique Motta; Caju Cantante, Valentim Felix e Victor Diogo.
A equipe do projeto conta a produção da Kaiardon Produções, assistência de direção de Heidi Nogueira, captação e montagem de Maria Reis, segunda câmera Ju Queiroz, captação de áudio e sonoplastia de Caju Cantante. A equipe de Design Gráfico foi composta por Luci Cecília, Lux Fajah e Agui Soares Borges.
Serviço
Lançamento da websérie De Cara com o Sol
Quando: 18 de fevereiro (terça-feira)
Horário: 20h
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Divulgação: @osolferreira
Outras Informações: (65) 99228-0984
Sinopse
“De Cara Com o Sol” é uma websérie documental, de entrevistas com caráter informativo, composta por 5 capítulos, financiada pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à Cultura em Várzea Grande, veiculada através do Youtube e divulgada via Instagram e Whatsapp. Este é o novo trabalho audiovisual do multiartista O Sol Ferreira, um homem trans de 25 anos, que nasceu em Cuiabá e mora em Várzea Grande. “DE CARA COM O SOL” é uma expressão que surge a partir de vivências em transições de gênero, das especificidades existentes nas condições de saúde de homens trans e pessoas transmasculinas que nasceram e, ou residem em Mato Grosso e do trabalho político-social do Sol Ferreira como, artista e referência pública. Logo, essa é a primeira temporada de um programa digital, no qual profissionais e cidadãos dialogam e conscientizam populações sobre as etapas que compõem as mastectomias masculinizadoras (uma cirurgia pertencente ao Processo Transsexualizador regulamentado pelo Sistema único de Saúde desde 2013), e outros temas de extrema relevância para a garantia de Políticas Públicas às pessoas transmasculinas determinadas pelo Ministério da SaúdenoBrasil.
Ficha técnica:
Financiamento: Paulo Gustavo – Prefeitura de Várzea Grande
Concepção e apresentação - O Sol Ferreira
Direção - Rodrigo Zaiden
Captação e montagem - Maria Reis
Assistência de Direção - Heidi Nogueira
Design Gráfico - Luci Cecília, Lux Fajah, Agui Soares Borges
Produção - Kaiardon Produções
Cenografia e figurino - Giu Otomura
Captação de áudio e Sonoplastia - Caju Cantante
Segunda Câmera - Juliana Queiroz
Locação - Pádua Galeria de Artes
Apoio - Maria Gabiru, Vitor Falcão, Lívia Freire, AluíziodeAzevedo
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real