O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), investiu em um conjunto de ferramentas tecnológicas e implantou um sistema de vendas e pagamento on-line para todos os serviços ofertados em suas unidades, além de dois equipamentos de autoatendimento e uma chopeira de autosserviço no Sesc Arsenal, em Cuiabá.
“Sob a liderança do nosso presidente José Wenceslau de Souza Júnior, o Sesc Mato Grosso segue inovando, garantindo serviços seguros e eficientes que proporcionam novas experiências aos usuários”, afirma o presidente em exercício, Marco Pessoz.
As vendas automáticas foram iniciadas neste final de semana, durante o ‘Sesc Folia’, evento que reuniu cerca de 15 mil pessoas. Os novos recursos colocam o polo regional à frente, ao se consolidar como pioneiro no Serviço Social do Comércio a dispor tais serviços.
“A estreia dessa expertise por totem foi no Carnaval, atendendo um grande público e comprovando ser uma iniciativa de sucesso”, complementa Pessoz.
Os dois totens foram instalados no Espaço de Alimentação do Arsenal. As máquinas apresentam o cardápio, autorizam pedidos e pagamentos de forma digital, e o display intuitivo facilita a visualização e escolha dos produtos. O tempo médio de atendimento é de dois minutos por pessoa. A alternativa gera maior fluidez no trânsito de compras, diminuindo as filas e melhorando a experiência do cliente.
A iniciativa soma outro diferencial: todas as vendas são executadas dentro da legalidade tributária. Ao concluir o pagamento, os dados são compartilhados simultaneamente com o sistema financeiro do Sesc-MT e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), permitindo a emissão de nota fiscal e até mesmo da ‘Nota MT’, caso seja informado o CPF do comprador.
“Na região Centro-Oeste, o Sesc-MT é o único polo regional do Serviço Social do Comércio a possuir inscrição fiscal para todas as unidades que realizam vendas. Por isso, a implantação dos totens é inovadora e segura do ponto de vista fiscal pois a tributação é regulada dentro dos parâmetros exigidos pelos órgãos do governo”, explica o diretor regional do Sesc-MT, Carlos Rissato.
O diretor regional informa que o Sesc Arsenal não será a única unidade de Mato Grosso a contar com a tecnologia. O Sesc Rondonópolis também ofertará a experiência inovadora aos clientes. O totem do espaço de cultura já foi adquirido e deve iniciar o atendimento ainda nos próximos dias.
“O início do autosserviço no Sesc Arsenal obteve resultados surpreendentes. Os clientes aderiram à proposta e utilizaram o totem sem dificuldades. Estamos com expectativas positivas para a ampliação do número de equipamentos, começando por Rondonópolis”, finaliza Rissato.
Cartão digital
O cartão digital é mais uma solução on-line ofertada pelo Sesc-MT. O processo para efetuar o credenciamento é simples e rápido. Os trabalhadores do comércio, de bens, serviços e turismo devem apresentar documento de identificação com foto, carteira de trabalho (física ou on-line), último holerite, CPF e comprovante de residência na Central de Relacionamento com o Cliente.
O cartão é digital e fica pronto em poucos minutos. Para acessá-lo, basta baixar o aplicativo Sesc Mato Grosso na App Store (iOS) ou Play Store (Android). Entre os benefícios que os clientes Sesc podem usufruir estão valores acessíveis para a utilização de serviços, como o Restaurante Sesc do Comerciário, academia e Sesc Odonto. Mais informações aqui (http://bit.ly/3k1vmt0).
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real