Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Alô na TVE Ecovale Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024, 15:14 - A | A

Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024, 15h:14 - A | A

CANDIDATOS NO FOCO

Osmar Froner mostra mais preparo para prosseguir na prefeitura de Chapada dos Guimarães

Fabiana Advogada teceu inúmeras críticas, não apresentou proposta e mostrou total desconhecimento de gestão e do município

Da assessoria
Da Redação

 

Nesta quinta-feira (03), às 19h, aconteceu a rodada de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (União) e Fabiana Advogada (PSDB), promovida pela TV Ecovale (Canal 13.1) e pelo site Alô Chapada. ASSISTA AQUI. A apresentação foi conduzida por Katiana Pereira e Sérgio Rezende, com a participação da representante da Sociedade Civil Organizada Claudia Borges.

As entrevistas foram realizadas de forma separada, a ordem definida por sorteio prévio, juntamente das equipes de cada campanha.

Osmar iniciou explicando para os eleitores, qual a sua visão para o futuro da Chapada dos Guimarães, nos próximos 4 anos:

“A Chapada dos Guimarães é um município localizado perto de uma Capital, é uma cidade histórica, tendo como referência o Santuário de Santana, 7 vilas, 13 assentamentos, 65 comunidades rurais e 2 comunidades quilombolas. Chapada tem um potencial imenso para o desenvolvimento e prosperidade e melhorar a qualidade de vida e bem-estar da nossa população.”

Osmar lembra que o município tem diversos atrativos no entorno e um clima ameno de temperaturas mais baixas, além de um visual que causa encantamento pela beleza cênica de sua serra. Segundo o candidato, Chapada conta com um grande potencial turístico, o Lago Artificial do Manso, que exibe mais de 600 km para serem ocupados com empreendimentos, chácaras de lazer, espaço para prática náutica e diversas outras atividades. A cidade carrega também a característica de uma riqueza agropecuária: 52 mil hectares de lavoura, que produzem: algodão, soja, milho, além de um rebanho expressivo que representa 72% da economia local.

“Após a pandemia, Chapada voltou a ser uma cidade movimentada novamente, e a despertar o olhar para os empresários que estão investindo na geração de empregos e no surgimento de novos estabelecimentos e moradia. Nós acreditamos que Chapada está preparada para um grande cresciemento e desenvolvimento. Queremos melhorar a infraestrutura da cidade, executar pavimentação de locais ainda não pavimentados, investir em saneamento básico e abastecimento de água, nos atrativos de lazer, na criação de parques e muito mais. Construir um complexo de desenvolvimento em todas as áreas!”

Ao falar sobre saúde e educação, Osmar conta que ao assumir o primeiro mandato, Chapada dos Guimarães estava nos últimos municípios nos seus indicadores em relação as escolas. Ele relata que hoje a cidade conta com 2 creches, 13 escolas municipais, 5 escolas estaduais contemplando 5 mil alunos, e que nos últimos anos conseguiram dar um salto de investimento nessa área. Iniciando pela valorização dos profissionais, com concurso público da educação, que hoje recebem salário entre os 10 melhores dos 141 municípios do estado e coma reforma de todas as unidades de ensino da cidade. Osmar reitera que também conseguiram realizar um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e implantar em Chapada o curso de Ciências e Tecnologia e garante que novos cursos serão implantados nos próximos anos.

A respeito da sáude, Osmar conta que Chapada foi um exemplo de controle na pandemia, e que muitas vidas foram salvas devido ao programa realizado. Também conta que inúmeras reformas foram feitas para melhorar o atendimento, como a reforma das unidades: PSF centro, PSF Aldeia Velha, posto de saúde do distrito de Água Fria, posto de saúde do bairro santa cruz, UBS do Olho D`Água e a reforma do telhado da UPA. Além da compra de novas ambulâncias.

“Teremos mais reformas até o fim do ano. Já conseguimos trazer mais equipamentos e mais médicos. Mas sabemos que a demanda aumenta na cidade, em feriados, fins de semana e quando tem grandes eventos, com apoio do governo do estado queremos trazer salas de emergência mais preparadas para receber a todos”. Osmar também relata que a construção de uma sala de parto humanizado já está em discussão.

Para melhorar a infraestrutura da cidade, Osmar relata que pretende realizar a construção de parques, como o Parque do Olho D`Água, com área de lazer, pistas de caminhada, torre de observatório, o Parque da Quinera, no centro da cidade, amplo, aberto com muito espaço verde para contemplação. A reforma da Pisicina pública, com diversas opções de lazer. Trazer investimentos para o principal ponto de visitação de Chapada, O mirante, duplicando e iluminando a rodovia que leva até o local. Além de se comprometer com a pavimentação da cidade e a finalmente implantar, com as ruas já pavimentadas, a frota de ônibus, reiterando a importância do transporte coletivo para o cotidiano da população chapadense.

Ao ser questionado sobre as questões climáticas, queimadas e crise hídrica, enfrentadas não somente por Chapada, mas o estado inteiro de Mato Grosso, Osmar e posiciona

“Para solucionar a crise hídrica, queremos fortalecer os reservatórios, fortalecer o monjolo, e principalmente proteger os recursos hídricos. Preservação é um dos pontos mais importantes!”

Osmar relata que a Prefeitura junto ao Corpo de Bombeiros e Brigadas voluntárias não tem medido esforços para combater o fogo. E que pretende implantar uma série de atividades e palestras de incentivo à preservação, para evitar que as pessoas continuem colocando fogo e prejudicando o meio ambiente, e a natureza tão bela da região.

CONTROLE DE PARTO

A vereadora de Chapada dos Guimarães, Fabiana Advogada cumprimentou todos os presentes e já iniciou tecendo críticas ao atual Prefeito Osmar Froner. Mostrando total desconhecimento da cidade de Chapada, e dos investimentos realizados ao logo dos quatro anos de mandato.

Em uma de suas falas, sobre as melhorias na saúde, relatou querer realizar um controle sobre o local de nascimento das pessoas em Chapada:

“Nós vamos montar sala de parto, mas não iremos atender todos os dias. O PSF controla e fala se a mãe terá condições de parir aqui ou ser encaminhada para Cuiabá!”, relata, definindo que não terá garantia que as gestantes terão local adequado para procedimento de parto em Chapada dos Guimarães.

Além disso, errou termos que deveriam ser de costume de um candidato à prefeitura, mostrando despreparo com questões simples de gestão e desconhecimento sobre as necessidades da população. "BIT, BIT PANTANAL", disse ela, que não conseguiu responder as perguntas a qual teve acesso com antecedência.

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

VÍDEO

Comente esta notícia

Paulo Sérgio 04/10/2024

Ótimo programa, esta bem tranquilo, parece que os jornalistas não tem opção por candidatos, parabéns, que vença os melhores e mas preparados,, na minha opinião....

positivo
0
negativo
0

1 comentários