Iniciou na manhã deste sábado (10) a visita de avaliadores da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), visando o reconhecimento do território de Chapada dos Guimarães como um Geoparque Global. As agendas seguem até a próxima quarta-feira (14). A primeira agenda aconteceu na Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente.
Nestes quatro dias de agendas, a comissão de pesquisadores e autoridades locais visitarão diversos atrativos do município. “Essa visita é parte do processo de avaliação da Unesco. No ano passado nós enviamos o dossiê, com todas as informações sobre Chapada dos Guimarães, e no dia hoje vamos iniciar esse processo de visita para avaliação. Essa visita vai durar quatro dias, que iremos visitar diversos aspectos do município, desde a geologia, os aspectos geológicos, os lugares como a Cidade de Pedras, o Circuito das Cachoeiras, as Cavernas. Vamos visitar também o Morro do Cambambe, onde tem fósseis de dinossauros”, disse ao Alô Chapada.
Os avaliadores da Unesco que participam da visita são: Helga Irina Chulepin Molina, do Uruguai, geóloga, especialista em engenharia de minas, e desenvolvedora de relacionamento com a comunidade, e o geólogo mexicado Miguel Angel Cruz Perez, mestre em ciências da Terra, atuante no Geoparque Global Comarca Minera Unesco.
Caiubi ressalta que, um dos principais benefícios, caso Chapada dos Guimarães receba o título de Geoparque, é o aumento da visibilidade do município, que vai ampliar o potencial turístico, educacional e cultural.
A primeira reunião, aberta ao público, contou com a participação dos membros do Comitê do Geoparque de Chapada, representantes da Universidade Federal de Mato Grosso, prefeito Osmar Froner (MDB), secretário estadual de Turismo Felipe Wellaton (Republicanos), além de vereadores e secretários do município.
Leia mais: Lei de Wilson Santos confere a Chapada o Título de Capital Estadual da Geodiversidade
Os Geoparques Globais são áreas geográficas unificadas, onde locais e paisagens de importância geológica internacional são gerenciados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. O conceito de Geoparque vem avançando desde 2004 quando foi criada a Rede Mundial de Geoparques e, a cada ano, tem se tornado mais popular.
Atualmente, existem 195 Geoparques Globais da UNESCO, em 48 países, no Brasil existem atualmente 5 geoparques reconhecidos, sendo eles, Araripe (CE), Seridó (RN) e Cânions do Sul (RS/SC), Caçapava (RS) e Quarta Colônia (RS).
Um Geoparque não trata apenas da geologia, ele tem o objetivo de desenvolver e celebrar as ligações entre o patrimônio geológico e todos os outros aspectos do patrimônio natural, cultural e imaterial da área. São locais baseados no geoturismo, educação e geoproteção.
Veja o vídeo institucional:
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real