O circuito das cachoeiras, que fica no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi fechado temporariamente, a partir desta segunda-feira (2), para visitação e turismo em razão dos incêndios florestais que atingem e consomem a vegetação do parque. A interdição é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão nacional que administra o parque.
Apesar da fumaça, o local não foi atingido pelos incêndios, no entanto, a equipe da unidade de conservação estará em atividade no combate às chamas no interior do parque. Conforme o ICMBio, a medida visa garantir a segurança de todos os visitantes e preservar a integridade do patrimônio natural.
Não foi informado quando será feito o reestabelecimento do acesso à área, mas o órgão destacou que “assim que possível” o atrativo turístico voltará à normalidade.
“Ressaltamos a importância de que as agências, condutores e guias de turismo se atentem quanto ao presente comunicado”, diz trecho da nota.
Segundo informado, a área atingida pelo incêndio no interior do parque é de 1,5 mil hectares. Cabe destacar que, na semana passada, o ICMBio já tinha interditado o acesso ao Morro de São Jerônimo, que também fica no parque.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real