Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Sábado, 03 de Agosto de 2024, 10:56 - A | A

Sábado, 03 de Agosto de 2024, 10h:56 - A | A

MÃO NA MASSA

Curso prático de Bioconstrução será realizado em Chapada neste mês de agosto

Da Assessoria

Utilizar elementos naturais como barro, areia, palha e bambu na construção de espaços ou acabamento de ambientes está cada vez mais em alta – seja pelo caráter sustentável e ecológico, seja pela beleza que esses elementos trazem. A bioconstrução está sendo cada vez mais procurada e Chapada dos Guimarães irá receber um grande nome deste segmento, o bioconstrutor Ricardo Scalco, de Santa Catarina, que dará um curso prático de Bioconstrução nos dias 16, 17 e 18 de agosto, na Mata da Badaya.

Serão três dias intensos, em que Ricardo irá compartilhar conhecimentos de seus mais de 20 anos de experiência no assunto, com a “mão na massa”, aplicando técnicas de adobe, pau-a-pique, cobe, taipa-de-pilão, revestimentos naturais e tintas ecológicas.

“A bioconstrução resgata essas técnicas ancestrais, trazendo para a nossa realidade de uma forma bastante viável. Os conhecimentos adquiridos servem para uma pessoa construir sua própria casa – como o Ricardo construiu – bem como para profissionais diversos dentro da área de construção, com diferentes aplicações. Servem para artistas plásticos, designers, arquitetos e toda pessoa que tenha interesse, mesmo não tendo conhecimento prévio sobre qualquer tipo de construção”, explica Pedro Tomazelli, proprietário da Mata da Badaya e realizador do curso.

Entre os benefícios da bioconstrução estão: utilização de insumos existentes no próprio local; redução de impacto ambiental; conforto térmico elevado e uso de iluminação natural, o que significa maior eficiência energética; menor dependência de recursos externos e materiais convencionais; redução de custos; edificações mais resilientes a mudanças climáticas e em maior harmonia com a natureza.

“Também é importante lembrar que as técnicas da bioconstrução têm sido usadas muito além da construção de edificações. Quem visitou a última edição local de uma famosa mostra de arquitetura viu paredes, nichos e elementos bioconstruídos. Bancadas revestidas com barro, paredes com tijolos de adobe dentre outras técnicas adornam restaurantes, cafeterias e outros espaços, incorporando a essa linha estética em seus projetos de interiores”, comenta Pedro.

Serviço

Curso prático de Bioconstrução, dias 16, 17 e 18 de agosto, na Mada da Badaya, em Chapada dos Guimarães.
Vagas limitadas.
Informações e inscrições: (66) 9 9995-9349 ou pelo instagram @MataDaBadaya.

Reprodução

Bioconstrução

 

Reprodução

Bioconstrução

 

Reprodução

Bioconstrução

 

Reprodução

Bioconstrução

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia