A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará nesta quarta-feira, 16 de abril de 2025, a primeira sessão do Cine Sala de Memória – Audiovisual Chapadense em Foco. A mostra começa às 19h, na Sala de Memória, com a exibição do filme "Mata Grossa", da Cia D'Artes do Brasil, seguida de uma roda de conversa com os cineastas Amauri Tangará e Tati Mendes.
A ação faz parte de uma programação especial que acontece ao longo do mês de abril, com sessões gratuitas às quartas-feiras, sempre às 19h. A proposta é valorizar o cinema produzido por artistas chapadenses, destacando obras que abordam as memórias, paisagens e histórias da região.
Além da sessão de hoje, o Cine Sala de Memória contará com a exibição de "Avós do Brasil", de Tatiana Reis, no dia 23 de abril, e "Memórias de um rio que morreu afogado", de Oz Ferreira, no dia 30. Após cada filme, o público é convidado a participar de rodas de conversa com os respectivos realizadores, criando um espaço de troca e reflexão sobre o fazer audiovisual local.
Os filmes selecionados integram o conjunto de obras premiadas em 2024 na iniciativa “Premiação do Audiovisual Chapadense: Nossas memórias e paisagens rurais”, viabilizada com recursos da Lei Complementar 195/2022, a Lei Paulo Gustavo, através do Chamamento 04/2024. A premiação foi promovida pela Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais de Chapada dos Guimarães.
O Cine Sala de Memória é um convite à comunidade para reconhecer e prestigiar a força criativa dos cineastas locais e a potência de histórias que nascem em Chapada e dialogam com o mundo.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real