O Instituto Nacional de Previsão Meteorológica (INMET) emitiu alerta de chuvas intensas para Chapada dos Guimarães nesta terça-feira (07). Segundo o órgão do governo federal, o município está sob indicação de alerta laranja.
O alerta laranja (alto grau de perigo) é emitido quando a previsão indica chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos, entre 60 e 100 km/h.
Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O INMET emitiu o alerta laranja para grande parte do Brasil devido ao encontro da frente fria com ar quente e úmido. O fenômeno continua sem dar trégua em várias regiões do país. E, desta vez, deve atingir cerca de 1,4 mil municípios de estados. Os mais afetados devem ser o Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO), São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Espírito Santo (ES).
A Defesa Civil orienta os cidadãos a tomarem certas precauções nestes casos.
Cuidados
Os perigos surgem especialmente quando causam inundações e deslizamentos de terra. Por isso, é importante saber o que fazer em situações de chuvas intensas para garantir a segurança de todos. Em primeiro lugar, é fundamental ficar atento às previsões do tempo.
Se houver previsão de chuvas fortes, é importante estar preparado e seguir as recomendações das autoridades. Além disso, é preciso ficar atento às informações da imprensa, que costumam divulgar informações sobre pontos de alagamento e possíveis interrupções no trânsito.
Em caso de inundações, é importante evitar atravessar pontos alagados, especialmente se a água estiver muito alta ou se não for possível ver o solo. Além disso, é preciso desligar todos os aparelhos elétricos e evitar o uso de cabos telefônicos, que podem ser perigosos em contato com a água.
Em caso de deslizamentos de terra, é importante evacuar o local o mais rapidamente possível e seguir as recomendações das autoridades. Além disso, deve-se ficar atento a sinais como rachaduras nas paredes ou no solo, que podem indicar o risco de deslizamento.
Esteja preparado para qualquer eventualidade, como a falta de energia elétrica ou de água potável. É recomendável ter uma muda de roupas, alimentos e água em estoque, bem como uma lanterna, um rádio e outros equipamentos importantes.
Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
El Niño e La Niña
A ocorrência de certos fenômenos, como o El Niño e o La Niña, é responsável por provocar impactos no regime de chuvas e na temperatura média do mar. Mas é importante lembrar que outros fatores também interferem no tempo e no clima, como o desmatamento e a presença de frentes frias em curtos períodos de tempo.
*Com informações INMET
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real