A Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães esteve presente na primeira audiência pública sobre a realidade, perspectivas e desafios das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta terça-feira (1º). O evento reuniu autoridades, especialistas, pais e representantes de associações que atuam na causa.
A audiência foi requerida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), que destacou a necessidade de cumprimento das leis já existentes e a implantação de um Centro de Diagnóstico público para autismo em Mato Grosso.
Entre os presentes, estavam a psicóloga Amanda Negri, as psicopedagogas Vera Segal e Suzi Belo e professoras da sala multifuncional da rede municipal de ensino de Chapada dos Guimarães.
O diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (MEC), Francisco Dourado, reforçou a necessidade de investimentos na formação de professores e na ampliação de recursos multifuncionais.
Pais e mães presentes compartilharam desafios enfrentados na busca por atendimento adequado e denunciaram a invalidação de laudos médicos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o que tem impedido o acesso das crianças autistas ao suporte necessário no ambiente escolar.
O evento contou com a participação de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público Estadual (MPE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além de deputados estaduais e gestores da Seduc-MT.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real