O Centro Cultural Casa Cuiabana recebe, neste domingo (08.08), a partir das 16h, a 1ª Feira Daruê, um espaço de troca de saberes e de fortalecimento da comunidade negra. E durante a semana, de segunda a sexta, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) é o cenário da exposição "A Cultura Afro-brasileira na festa de São Benedito em Cuiabá".
Realizada pelo coletivo negro independente Daruê Malungo, a feira contará com vendas de comida e bebida, flashtatto, oficina de turbante, bingo e sorteio de prêmios. A programação também inclui apresentações dos artistas MC Lua, MC Guto e DJ Muluc. A entrada é gratuita.
De acordo com uma das organizadoras do evento, Maria Luiza Mendes de Arruda, o principal objetivo da feira é arrecadar fundos para a manutenção da horta comunitária gerida pelo Coletivo, além de dar visibilidade a artistas locais e a empreendimentos liderados por pessoas negras.
"Estamos planejando a feira com muito carinho e dedicação para que seja um evento maravilhoso para todos, repleto de diversão, conscientização e coletividade", destaca Maria Luiza.
A feira conta com o apoio da Secel e de outros parceiros. Mais informações podem ser conferidas no instagram @coletivo.daruemalungo
Exposição A Cultura Afro-brasileira na Festa de São Benedito em Cuiabá
A exposição apresenta fotos, peças e documentos sobre a devoção a São Benedito em Cuiabá, trazendo elementos de culturas afro-brasileiras. Fruto da investigação de doutoramento da pesquisadora Maria de Lourdes Fanaia, o trabalho foi desenvolvido no Programa de Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Com visitação gratuita, a exposição "A Cultura Afro-brasileira na Festa de São Benedito em Cuiabá" está em cartaz na Casa Cuiabana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o dia 19 de outubro.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real