Neste domingo (03), será realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em Mato Grosso, mais de 67,6 mil candidatos estão inscritos para participar. No primeiro dia de prova, os candidatos responderão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e produzirão uma redação.
Cada participante recebeu o Cartão de Confirmação de Inscrição, acessível pela Página do Participante, contendo informações sobre o local de prova, além dos horários de abertura e fechamento dos portões. Em Mato Grosso, os portões abrirão às 11h e fecharão às 12h, seguindo o horário de Brasília. A aplicação do exame começará às 12h30 e terminará às 18h.
Para evitar transtornos, recomenda-se que os candidatos planejem o trajeto e, se possível, façam uma visita antecipada ao local de prova.
Em apoio aos participantes do Enem, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), instituiu uma tarifa social para o transporte público no dia da prova, reduzindo o valor da passagem para R$ 1.
A tarifa social entrará em vigor às 0h01 do dia 3 de novembro e será válida até 23h59 do mesmo dia. A normativa foi publicada em uma edição suplementar da Gazeta Municipal na quinta-feira (31).
Além disso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), anunciou a disponibilização de ônibus extras para atender os candidatos que participarão do Enem. As linhas que serão reforçadas incluem 605, 711, 517, 311, 313 e 308, garantindo acesso a todos os locais de aplicação das provas. Ao todo, quinze veículos estarão posicionados em pontos estratégicos da capital, como os terminais CPA I, II e III, Pedra 90 e Osmar Cabral, entre outros.
A Semob também monitorará e ajustará as operações de transporte público conforme necessário, visando assegurar que o Enem ocorra com sucesso para todos os candidatos. No entanto, agentes de trânsito estarão presentes nas proximidades dos locais de prova para garantir a fluidez do tráfego.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real