Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Meio Ambiente Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 15:44 - A | A

Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 15h:44 - A | A

TERRITÓRIOS VIVOS

Instituto Chico Mendes e GIZ assinam acordo para fortalecer Territórios Tradicionais

No âmbito da Cooperação Brasil Alemanha, Acordo de Cooperação Técnica vai aprimorar ferramenta digital

Da Redação

o dia 19 de julho Santarém foi palco de um evento marcante para o projeto Territórios Vivos, com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Deutsche Gesellschaft für Technische Zusammenarbeit (GIZ).

Ricardo Peng | ICMBio

Acordo foi assinado durante cerimônia de inauguração da sede da Gerência Regional Norte do ICMBio

Acordo foi assinado durante cerimônia de inauguração da sede da Gerência Regional Norte do ICMBio em Santarém/PA

O Acordo de Cooperação Técnica visa o uso e aprimoramento da Plataforma de Territórios Tradicionais, uma ferramenta digital fundamental para a proteção dos direitos humanos e ambientais dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).

O acordo marca um passo significativo na valorização e na defesa dos territórios tradicionais, promovendo uma gestão mais eficaz, inclusivo e sustentável das Unidades de Conservação federais. O acordo tem como objetivo o fortalecimento dos direitos sociais e ambientais, bem com capacitação, intercâmbio de experiências, desenvolvimento de capacidades organizacionais e fortalecimento da gestão territorial.

"Este acordo fortalece a cooperação entre Brasil e Alemanha e reflete nosso compromisso com a conservação e os direitos das comunidades tradicionais," afirmou Mauro Oliveira Pires, Presidente do Instituto Chico Mendes.

“A Plataforma de Territórios Tradicionais foi desenvolvida pelo CNPCT com apoio do MPF e da Cooperação Brasil-Alemanha. A Plataforma centraliza informações sobre territórios tradicionais do Brasil, possibilitando a autodeclaração de territórios tradicionais, a sua integração, visibilidade e acesso a políticas públicas” complementou Wilson Rocha, Diretor Executivo do Projeto Territórios Vivos do MPF.

O projeto Territorios Vivos é implementado pela GIZ e o MPF com recursos do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha e apoia desenvolvimento e uso da Plataforma de Territórios Tradicionais com a participação do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) e da Rede PCTs.

A cerimônia, que contou com a presença de autoridades, incluindo da Ministra Marina Silva e da Ministra de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, Svenja Schulze (BMZ), foi acompanhado pelos representantes do Ministério Público Federal (MPF). As autoridades celebram a Cooperação Brasil Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável em prol da Agenda 2030 da ONU e destacam o compromisso conjunto com a valorização e proteção dos territórios, saberes e culturas indígenas e tradicionais.

Plataforma Territórios Tradicionais

Plataforma Territórios Tradicionais

Conheça a Plataforma de Territórios Tradicionais - acesse pelo link https://territoriostradicionais.mpf.mp.br

Com informações da GIZ e Projeto Territórios Vivos

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia