Hoje celebramos o aniversário de Cuiabá (08/04/1719). Fazemos parte dessa história há 37 anos e, portanto, seu passado e presente nos inspiram a continuar reverenciando seus encantos e tradições culturais.
Temos muitos motivos para celebrar o aniversário da cidade juntamente com a população cuiabana, pois ocupamos uma posição social e cultural de grande relevância. A instituição recebe acadêmicos(as) de diversos municípios do Estado de Mato Grosso, bem como de outros estados do Brasil, consolidando-se como um centro de ensino e formação profissional.
A festa é dupla! Também festejamos o aniversário da Universidade de Cuiabá, fundada em 19/04/1988. Fazemos parte do futuro de diversos estudantes e somos responsáveis pela formação de profissionais que atuam no mercado de trabalho há mais de 30 anos. Nossa celebração envolve nossa missão: “Transformar pessoas pela educação”. A história da UNIC está associada à trajetória de vida dos baluartes Dr. Altamiro B. Galindo e da professora Célia M. Galindo, fundadores da instituição. Sem essa iniciativa, não teríamos mantido o propósito criado por eles: lutar pela educação superior com tamanha dimensão.
“Instituição recebe acadêmicos(as) de diversos municípios do Estado de Mato Grosso, bem como de outros estados do Brasil, consolidando-se como um centro de ensino e formação profissional”
A dinâmica de ocupação da região Centro-Oeste provocou deslocamentos migratórios em diversos momentos históricos. Cuiabá, localizada na parte mais central do Brasil, acolheu grupos sociais de várias regiões do país. Assim, a capital mato-grossense passou por diversas transformações, sendo a explosão demográfica na década de 1980 um dos principais impulsionadores de mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais.
Para melhor atender a sociedade cuiabana e mato-grossense, a UNIC acompanhou essa expansão. Fundada em 1988, iniciou suas atividades com cursos como Pedagogia, Ciências Econômicas e Matemática, sendo denominada Faculdades Integradas de Cuiabá (FIC). No entanto, a instituição adquiriu o status de Universidade pela Portaria 1691, em dezembro de 1994, conforme o Ministério da Educação (MEC). Desde então, expandiu-se, ofertando várias modalidades educacionais em diferentes localidades do Estado de Mato Grosso e em outros estados do país.
A Universidade de Cuiabá oferece cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo nas modalidades presencial e a distância em diversas áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. Para o pró-reitor Clodoaldo M. Paixão, "todo semestre tem desafios a serem superados, mas o resultado é sempre positivo devido à equipe coesa e comprometida, composta pela reitoria, funcionários e docentes".
Cada unidade da UNIC possui uma história repleta de vivências humanas e uma pluralidade de ações transformadoras que influenciam a economia da cidade, do estado e de outras regiões. Muitos profissionais formados pela UNIC atuam em Cuiabá, em outros municípios mato-grossenses, em diversas partes do Brasil e até mesmo no cenário internacional.
Transformar o futuro das pessoas faz parte das bases filosóficas da UNIC, associando-se a um projeto de sociedade que busca constantemente se identificar com a cidade e com a região. Esse compromisso está refletido nos aspectos geográficos, sociais e políticos regionais que determinam a identidade da instituição (PPC, 2021, p. 24).
Uma das identidades da UNIC é o Escritório de Direitos Autorais (EDA), conveniado com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) desde 1993. Sua finalidade é registrar obras artísticas e culturais inéditas de artistas, intelectuais e pesquisadores de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso. O EDA está localizado na Biblioteca da Universidade de Cuiabá e, dessa forma, além do compromisso com o ensino superior, a instituição se coloca à disposição da comunidade cuiabana e mato-grossense, preservando os registros das poéticas culturais. Por meio desses registros, conhecemos os artistas e, consequentemente, parte da história e cultura da cidade.
Parabéns, Cuiabá! São 306 anos construindo histórias e culturas.
Queremos continuar contribuindo e fazendo parte dessa história!
Drª Maria Angélica M. da Silva Esser é reitora da Universidade de Cuiabá.
O Alô Chapada não se responsabiliza pelas opiniões emitidas neste espaço, que é de livre manifestação
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real