Na última terça-feira (8/4), o Banco do Brasil (BB) lançou o edital de R$ 120 milhões com patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) referente a 2026-2027. O programa tem como objetivo selecionar projetos que poderão ser patrocinados pelo banco e demais empresas do conglomerado BB para compor as cinco unidades do CCBB: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e, pela primeira vez no edital, Salvador.
O atual edital, de R$ 120 milhões, representa um aumento de 20% em relação ao edital anterior, que representa a ampliação e diversificação da quantidade de projetos apoiados. Uma das novidades do novo edital é a realização de cursos presenciais de capacitação para produtores culturais. Cada encontro terá duração de um dia, em que serão apresentados o CCBB, o edital de patrocínio, o processo de inscrição, benefícios da Lei Rouanet, aprovações de projetos junto ao Ministério da Cultura. O projeto tem o objetivo de disseminar e democratizar o acesso ao edital em todas as regiões do país e por produtores dos mais variados.
As inscrições para o edital são gratuitas e podem ser feitas pelo site do banco. Podem participar pessoas jurídicas e físicas com projetos de exposição, artes cênicas, música, cinema e educação/mediação, que possam ser realizados em uma ou mais unidades do CCBB. O prazo para envio vai até 26 de maio, com divulgação do resultado no último trimestre de 2025.
Os projetos serão examinados por uma comissão interna do Banco do Brasil, com a participação de pareceristas externos, baseados em critérios como relevância conceitual e temática, aderência às áreas e segmentos que o BB apoia, viabilidade financeira e técnica, além de acessibilidade para os diversos públicos.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real