Com uma trajetória que inspira muitos artistas dedicados à música autoral em Mato Grosso, a banda “Calorosa” deu mais um importante passo na divulgação do seu trabalho. O grupo ganhou destaque na programação da Semana Internacional de Música de São Paulo, a maior feira e conferência da música e economia criativa da América Latina.
A canção “Malemá Tentiano”, por exemplo, virou música-tema da Sim São Paulo e é trilha dos principais produtos de divulgação do evento que reúne os maiores players da indústria da música. Nos materiais de promoção, a Sim São Paulo realça: “A música-tema da SIM São Paulo 2025 é ‘Malemá Tentiano’, dessa banda de origem cuiabana, que investe no pop tropical pantamazônico: uma fusão de gêneros contemporâneos com manifestações populares tradicionais – os ritmos do Mato Grosso como lambadão, rasqueado, cururu e siriri com rock, reggae e eletrônico”.
A cantora e compositora, Karola Nunes, que é vocalista da Calorosa não podia esperar um “abre-alas” de 2025 mais significativo que esse. “Foi uma grata surpresa receber um e-mail nos informando que a curadoria tinha selecionado nossa música! E depois vem outros dois momentos importantes: Somos um dos artistas dos showcases e ainda, emplacamos nosso projeto Noite Cuiabana, dentro da programação”.
Karola e os músicos Yan Alvez (guitarra), Paulinho Nascimento (baixo), Vinícius Barros (bateria) e Bruno el Joe (sintetizadores e samples) estão em completo êxtase. “Um novo ciclo para gente, precisávamos desse aval”.
Ela conta que para cobrir os custos que envolvem uma viagem com toda a banda, foi anunciada uma rifa nas redes sociais. “Estamos emocionados com o apoio que temos recebido. A galera está endossando, porque sabe que a banda leva Cuiabá e Mato Grosso consigo. E esse é um incentivo muito importante para que tanto a Calorosa, quanto outras bandas do nosso estado, possam seguir ocupando lugares para além de nossa bolha. Representar Mato Grosso nessa feira dá um gás para fazer um grande show, para que pessoas de outras regiões e países, possam saber o que temos produzido aqui, no coração da América Latina”. Karola aproveita também para convocar os mato-grossenses que vivem em São Paulo.
A Noite Cuiabana será no dia 18 de fevereiro, na Redoma, no bairro Bixiga, com shows de Karola Nunes, Paulo Monarco e Calorosa. No dia 19, a Calorosa integra a programação dos showscases, que ocorre no Memorial da América Latina, dentro da Programação Noturna da SIM. Essa programação também é gratuita. Mais informes, no perfil da SIM no Instagram.
Karola já tem uma relação afetiva com o evento, pois desde 2016 frequenta a feira, ao lado da produtora musical, Larissa Sossai. “Para mim, como artista, sempre foi uma meta tocar lá”. E da mesma forma, Larissa, que está à frente da Lambuza Musical, que agencia a Calorosa, esse é um sonho realizado. E é um sinal nítido, de que o trabalho da produtora também impulsiona a projeção da banda. “Foi circulando pela feira que tive o insight de trazer esse ambiente para o nosso estado. E então, nasce a Feira da Música de MT, que realizamos anualmente em Cuiabá”, conta Larissa.
Ela acredita que, levando em consideração o combo de oportunidades que se abriram, seja este o primeiro grande destaque que uma banda de Mato Grosso tem dentro da feira. “O showcase, a vinculação à programação noturna e a música-tema, em que temos a oportunidade de revelar a produção autoral desses artistas agenciados pela Lambuza, demarcam espaço e são um grande momento para defender a música de Mato Grosso ao mercado nacional”.
E reforça ainda, que, frente ao que o evento representa, “pelos agentes que circulam por esse ambiente e pela possibilidade de conexão e de abrir caminhos, é uma sinalização para os artistas de Mato Grosso, que estão produzindo seus sons autorais, que é possível uma carreira sustentável na música”.
Abrindo 2025 com toda pompa, Larissa anuncia que a Lambuza tem muitas novidades a caminho. “Temos lançamentos de nossos artistas, circulação por outras regiões do Brasil e também, a Feira da Música de Mato Grosso deste ano, que inclui em sua programação artistas que não estão integrados ao casting da produtora, mas que podem consolidar juntos, um mercado local para potenciar a cena da nossa região”.
A banda
Nascida da pandemia, a Calorosa lançou o EP de estreia, ‘Pacu e Pequi’, em 2021. Os primeiros shows vieram no ano seguinte. Em 2023, começou a percorrer o circuito de festivais pelo Brasil, incluindo Se Rasgum (PA) – à ocasião do lançamento do Circuito Amazônico de Festivais -, Festival da Lua Cheia (SP) e Psica (PA). Em 2024, participou da rodada de pitching do Porto Musical (PE) e de shows em La Paz. Com a Lambuza, a Calorosa também já realizou outras duas edições da Noite Cuiabana, uma em parceria com a Nave Coletiva e com a casa de shows Sol Y Sombra, ambas em São Paulo.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real