Sábado, 19 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Sábado, 19 de Abril de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 17:21 - A | A

Terça-feira, 15 de Abril de 2025, 17h:21 - A | A

BALANÇO

Em um ano de atuação, Comitê de Cultura atende mais de 10 mil pessoas

Objetivo da rede instituída pelo Ministério da Cultura é facilitar o acesso às políticas culturais

Da assessoria
Da Redação

O Comitê de Cultura de Mato Grosso completou um ano de atuação, alcançando mais de 10 mil pessoas, em ações de formação, em eventos culturais e atividades coletivas socioculturais. Para isso, promoveu 67 parcerias, com 40 parceiros diferentes, em Cuiabá e outros 12 municípios mato-grossenses, conforme dados da organização da sociedade civil (OSC) celebrante.

O ciclo de trabalho do Comitê de Cultura começou em abril de 2024 e, até março deste ano, chegou a 10.091 gestores e produtores culturais, artistas e público em geral, atendendo as regiões do Estado prioritárias definidas pelo Ministério da Cultura (MinC), considerando o montante de ações desenvolvidas apenas pela OSC celebrante.

Em atendimento às regiões prioritárias, o Comitê atuou na capital mato-grossense e em Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Rondonópolis, Cáceres, Vila Bela da Santíssima Trindade, Barra do Garças, Torixoréu, Planalto da Serra e Paranatinga.

A atuação em Mato Grosso atende ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), que busca ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, de forma mais direta e desburocratizada. O Comitê de Cultura é uma rede, gerida por uma organização da sociedade civil (OSC) celebrante junto a uma OSC parceira, e congrega outras organizações, coletivos, grupos artísticos, instituições públicas e privadas e agentes culturais.

No Estado, a rede é coordenada pelo Instituto Mato-grossense de Desenvolvimento Humano, contemplado via edital do MinC, em parceria com o Coletivo Trindade, de Vila Bela da Santíssima Trindade. Para cada atividade, firma parceria com outras OSCs e coletivos. O edital tem validade de dois anos, portanto, ainda há um ano de atuação da rede, com possibilidade de prorrogação do prazo do contrato.

O Comitê de Cultura de Mato Grosso promoveu 23 eventos socioculturais, fortalecendo a cultura popular (por meio do carnaval de rua, do maracatu, do siriri, da capoeira, do boi-à-serra, da congada, etc); a arte de rua, especialmente o Hip-hop; expressões artísticas como o cinema, a música, a dança, o teatro, as artes visuais, a literatura; combatendo preconceitos como o racismo, o machismo e a LGBTfobia, por meio de apoio a ações de combate ao racismo religioso, por incentivos a movimentos como a cultura drag e a cultura ballroom, por apoio de atos de defesa das mulheres.

Nessa linha de atuação, o Comitê de Cultura chegou a 3.733 pessoas, em cinco municípios diferentes, firmando 22 parcerias.

É objetivo também da rede promover ações de formação e assessoramento técnico, aplicadas por meio de oficinas, palestras e atendimento de coletivos e associações culturais. Com esse foco, a OSC celebrante do Comitê de Cultura de Mato Grosso realizou 24 dessas ações, alcançando 1.223 pessoas, em dez municípios diferentes, por meio de 17 parcerias com organizações públicas, outras OSCs e coletivos.

A última linha de atuação definida no PNCC são as ações de mobilizações. Nesse primeiro ano, o Comitê de Cultura de Mato Grosso promoveu 26 delas, em cinco municípios diferentes, por meio de 28 parcerias com OSCs, coletivos e instituições, chegando a 5.135 pessoas.

“Nosso objetivo é alcançar o maior número de pessoas nos territórios prioritários que pactuamos com o Ministério da Cultura. Estamos muito felizes de olharmos os dados e vermos que tocamos pessoas e chegamos onde a cultura precisa chegar”, comentou a coordenadora de Comunicação do Comitê de Mato Grosso, Vannessa Jacarandá.

Metas cumpridas

Os dados apresentados acima correspondem a quase a totalidade da meta estipulada pelo MinC para ser cumprida em dois anos. Ou seja, no segundo ano, será possível ultrapassar em muito as metas firmadas em edital.
Segundo levantamento realizado pelo coordenador pedagógico, Romulo Fraga, apenas no primeiro ano, foram cumpridas 85% das metas previstas para a OSC celebrante em 24 meses.

Essa porcentagem corresponde aos seguintes dados: as 26 atividades de mobilização são 86% das 30 ações fixadas pelo MinC para os 24 meses; enquanto que as 23 atividades socioculturais realizadas são 88% das 26 previstas para todo o período; e, por último, as 24 atividades de formação alcançam 80% das 30 previstas até o fim do contrato.

Ampliando a atuação

Neste segundo ano, período que compreende ao período deste mês de abril a março de 2026, o Comitê de Cultura planeja a chegar a outras regiões prioritárias de Mato Grosso estabelecidas pelo PNCC: as regiões Oeste, Vale do Rio Cuiabá e Araguaia. Na atuação, a meta é acompanhar a aplicação dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) pelo Estado e municípios, ampliar as parcerias para a realização das atividades de mobilização, formação e comunicação e priorizar populações indígenas, mulheres em situação de vulnerabilidade social e comunidades tradicionais e quilombolas.

Mais informações: @comiteculturamt no Instagram ou (65) 9 9980-2100 (Whatsapp).

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia



contatoalochapada@gmail.com

(65) 99235-9330