Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Variedades Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024, 14:00 - A | A

Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024, 14h:00 - A | A

GASTRONOMIA

Três queijos brasileiros aparecem no ranking dos 100 melhores do mundo

Lista divulgada pelo guia global Taste Atlas elenca os 100 melhores queijos do mundo. Confira

Do Correio Braziliense

Três tipos de queijos brasileiros estão na lista dos 100 melhores do mundo: coalho (40º), canastra (53º) e minas (83º). O ranking, divulgado pela Taste Atlas, um guia global de gastronomia avaliado por pessoas de vários países, foi publicado em 15 de dezembro.
O coalho é um queijo de leite de vaca, tradicional das regiões nordeste do Brasil. O queijo é caracterizado pela textura firme e porém elástica, e uma cor levemente amarelada. É frequentemente vendido em palitos para assar, porque pode suportar altas temperaturas e não derrete facilmente. O sabor é salgado e ácido, o que o tornou um lanche ideal na maioria das praias brasileiras, onde costuma ser grelhado e polvilhado com orégano.

Já o canastra é feito de leite de vaca cru. É originário da área da Serra da Canastra, em Minas Gerais. O queijo cilíndrico é semi-duro ou ligeiramente mais macio, e tem o sabor levemente ácido e picante. Tradicionalmente, amadurece por 21 dias, mas alguns produtores o deixam amadurecer até 40 dias, quando o sabor lembra o do grana padano.

 

No passado, o queijo era feito para ocasiões especiais, como visitas da realeza e capitães. É recomendado harmonizar com vinho tinto, cerveja preta e goiabada. Em 2008, foi declarado patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Por fim, o queijo minas é artesanal e feito de leite de vaca cru, caracterizado pela textura macia, esponjosa e úmida. O sabor é suave e levemente salgado, dependendo da maturação e da região de produção. O queijo é frequentemente usado na preparação de sanduíches, panquecas e doces.
No topo da lista dos 100 melhores queijos está o arseniko naxou, da Grécia. Originário da ilha de Naxos, é feito de leite cru de ovelha e cabra com adição de soro de leite. Após engrossar, o queijo é drenado em cestos especialmente projetados, chamados de tirovola. No início, o sabor é doce, mas depois de alguns meses ele desenvolve um sabor picante e aromático.

Veja os 10 melhores:
1- Arseniko naxou (Grécia)

2- Parmigiano Reggiano (Itália)

3- Graviera Naxou (Grécia)

4- Burrata (Itália)

5- Mozzarella di Bufala Campana (Itália)

6- Saint-Félicien (França)

7- Queijo Serra da Estrela (Portugal)

8- Graviera Kritis (Grécia)

9- Crottin de Chavignol (França)

10- Oví Salanícky Údený Syr (Eslováquia)

 Brasileiros:

40- Queijo coalho

53- Queijo canastra

83- Queijo minas

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia