Faleceu na madrugada desta terça-feira (17) Geraldo David, professor, fotógrafo e condutor de turismo em Chapada dos Guimarães.
Figura querida e conhecida, Geraldo dedicou parte de sua vida a registrar as belezas da cidade em milhares de fotografias. Ele participou de documentários, ilustrou livros com suas imagens de Chapada, conduziu turistas do mundo todo pelos atrativos locais.
Apaixonado pela Chapada dos Guimarães e por sua cultura, ele era também um boêmio frequente no Escritório Bar, onde compôs, junto aos amigos, o icônico samba-enredo "Vou subir para Chapada, é fevereiro, é Carnaval", que animou o Carnaval de 2024 pelas ruas da cidade.
A notícia de sua morte gerou comoção na comunidade. O advogado Marconi Fonseca lamentou: "Chapada perde um ícone da arte de fotografar. Peço a Deus que dê ao amigo Geraldo o merecido repouso eterno." Já Luis Minhoca, do Alô Chapada, lembrou com carinho: "No Carnaval passado, sentados no Escritório Bar, 'Gê', Lescano e eu compusemos a marchinha Vai Que Qué. Vai deixar saudade." Luís relembra ainda que Geraldo foi um grandes apoiadores do Alô Chapada, cedendo suas fotos para ilustrar matérias e galerias de imagens.
O Secretário de Governo de Chapada, Gilberto Mello, destacou que Geraldo é um ícone da cultura chapadense, tendo suas fotos ilustrando vários comércios de Chapada dos Guimarães e pelo Brasil a fora.
Leia mais: Geraldo David transforma paisagens de Chapada dos Guimarães em memórias vivas
O prefeito, Osmar Froner, destacou que Geraldo "fez história em Chapada com registros que são um presente para a cidade". A primeira-dama, Hélia Mello, afirmou: "Sempre víamos o Geraldo, com sua máquina fotográfica, registrando a cidade que ele tanto amava." A turismóloga Marilene Barbosa completou: "Ele amava Chapada, e Chapada o amava. Uma grande perda para todos nós."
Geraldo deixa filhos, amigos e uma Chapada dos Guimarães muito grata pelo carinho e amor por esta terra.
O velório será realizado hoje, a partir das 9h, na Capela Jardins, Sala Tulipa, em Cuiabá. O sepultamento acontecerá no Cemitério Parque Bom Jesus, com saída às 16h.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real