Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 09:46 - A | A

Segunda-feira, 06 de Maio de 2024, 09h:46 - A | A

VEJA VÍDEO

Descobrindo Tesouros Pré-Históricos em Chapada dos Guimarães: Conheça a Lapa do Frei Canuto

KATIANA PEREIRA
Da Redação

Localizado no município de Chapada dos Guimarães, no coração do estado de Mato Grosso, o sítio arqueológico "Lapa do Frei Canuto" emerge como um tesouro histórico, revelando segredos milenares e pinturas rupestres que ecoam os tempos primordiais.

O Alô Chapada verificou que o estado de Mato Grosso possui 1.588 sítios arqueológicos, segundo o Instituto Histórico Artístico Nacional (Iphan, 2021). Destes, 105 estão localizados no município de Chapada dos Guimarães. Este número não representa a totalidade, pois acredita-se que ainda existem pontos a serem descobertos. Nos sítios arqueológicos, encontram-se vestígios da ocupação humana como, por exemplo, fragmentos de cerâmicas, instrumentos de pedras lascadas ou polidas e arte rupestre.

A Lapa do Frei Canuto, um paredão de 60 metros de comprimento, por três metros de altura, está localizada na Ponta do Campestre, no limite entre os municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá. Este é o sítio arqueológico com arte rupestre mais estudado da região e apresenta manifestações artísticas que contam a história de diversos povos. São painéis que evidenciam animais, humanos e símbolos através de pinturas, estilo primitivo e gravações em baixo relevo, estilo moderno.

Um Patrimônio Arqueológico de Valor Inestimável

A preservação dessas pinturas rupestres ao longo dos séculos é atribuída, em grande parte, à própria natureza do local. O formato da Lapa, que se assemelha a um abrigo de pedra com três metros de altura, oferece uma proteção natural contra as intempéries climáticas, garantindo a sobrevivência dessas expressões artísticas ancestrais.

Um vídeo compartilhado no instagram do fotógrafo João Paulo Paes, mostra em detalhes a preciosidade do local. “O acesso ao local é de grande complexidade, no entanto, mesmo assim se pode verificar a existência de algumas pichações recentes e outras intervenções degradatórias em meio às pinturas rupestres. [...] A descoberta contínua e catalogação de diversos sítios, incluindo a Lapa do Frei Canuto, demonstra a importância de preservar e estudar a riqueza pré-histórica da região”, descreve João na publicação, que tem recebido centenas de curtidas e comentários.

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia

Sandro Nunes Vieira 09/05/2024

Lindo e importantíssimo lugar. Belas imagens JP!!!

positivo
0
negativo
0

Josilda Castellar 03/05/2024

Região com tesouros arqueológicos. Quero notícias frescas, verdadeiras, \"elegantes e sinceras\" sobre descobertas e trato / manejo dos sítios arqueológicos descobertos.

positivo
2
negativo
0

Carlos Augusto Canuto de Morais 03/05/2024

CANUTO De Noruega ao Norte e Nordeste Brasileiro.

positivo
1
negativo
0

Nelio Ferreira Christovão Filho 02/05/2024

Não conhecia, porém imaginava. Conheço o município desde 1981. Muito legal!

positivo
1
negativo
0

HERIC MAIQUEL FREITAS 02/05/2024

Muito lindo esse lugar, fiz a trilha duração de 6 hs ida e volta area fica em uma propriedade particular.

positivo
1
negativo
0

5 comentários