A Escola de Capoeira Angola Bando Maré de Março, foi fundada em 2012 na Ilha de Itaparica, Bahia, pelo Mestre Guaxini do Mar e companheiros angoleiros como o Contramestre Caboco da Maré.
De lá pra cá, essa família só vem crescendo. Hoje, conta com escolas em diversos locais do país e na América do Sul, transmitindo a Capoeira Angola para vários locais no mundo.
Em 2023, foi oficializado o Bando Maré de Março MT, sob a responsabilidade do Contramestre Caboco da Maré, para continuar valorizando e difundindo nossa cultura preciosa, a Capoeira Angola, aqui em Chapada dos Guimarães - MT. No bairro Aldeia Velha, as aulas regulares são voltadas para crianças, jovens e adultos, acontecem às terças e quintas-feiras, às 15h30 e aos sábados às 8h, em parceria com o projeto Leromundo, no espaço da lona montada em frente à quadra coberta. As rodas de capoeira são mensais e ocorrem em diversos pontos da cidade.
A Roda de Capoeira Angola é um espaço de resistência, transmissão de saberes ancestrais e fortalecimento da cultura afro-brasileira. Seu principal objetivo é preservar a tradição da Capoeira Angola, promovendo não apenas o jogo, mas também a musicalidade, a oralidade e os valores comunitários que essa manifestação carrega.
As atividades do Bando Maré de Março MT para preservar e difundir a cultura afro-brasileira em nossa cidade contam com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), fomentado pelo edital de seleção pública 03/2024, da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães -MT.
No próximo sábado, 29/03/2025, a partir das 16h, na Praça Dom Wunibaldo, tem Roda de Capoeira Angola.
Venha e traga seu axé!
Informações: Caboco da Maré (71) 99298-0633
Instagram: @bando.mt
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real