Na sessão ordinária da Câmara dos Deputados de Chapada dos Guimarães desta segunda-feira (31), os vereadores cobraram transparência dos recursos de emenda parlamentar enviados para estruturar a saúde do município, e oferecer maior qualidade de vida à população:
“Eu sou favorável a aprovação deste projeto, porém, reitero que nós possamos reunir com o prefeito e dar um basta nessa questão de aprovar adicional depois da coisa feita, porque não fica bom, acho que a gente que o adicional deve ser pedido antes de fazer o gasto, inclusive isso já foi demandado pelo tribunal de contas, isso é muito ruim, então espero que possamos, e peço em especial a vereadora Ângela, vereador Kinho, vereador Joair e demais pares, que a gente possa sentar com o prefeito que a gente realizar udo com antecedência, é nosso papel alertar o chefe do poder executivo, diante das suas ações”, revelou o Vereador Ademir do Sindicato.
Vereador Joair Siqueira, também se posicionou favorável a abertura de crédito, mas ponderou alguns aspectos:
“Eu vou na mesma toada do vereador Ademir, ele teve a expertise no sentido de orientar o prefeito e seus secretários. Essa dinâmica de abertura de crédito e suplementação transformou em praxe, precisa para com isso aqui porque esse apontamentos já foram feitos pelo tribunal e vai prejudicar a gestão em breve. É muito bom o município de chapada mais uma vez estar sendo beneficiado por emenda, mas me estranha muito que mesmo recebendo recursos, a saúde estar do jeito que ta”, reivindicou.
Joair também revelou conversa com o Deputado Wilson Sntos, parlamentar que já direcionou recurso para saúde de Chapada, e vários outros deputados, e não consegue entender o porque da estrutura da saúde ainda ser precária e não atender os moradores em todos os aspectos:
“Não temos sala de parto, não temos sala vermelha para cirurgias o Posto do Santa Cruz não terminou reforma, Posto de Água Fria também não. As microáreas não tem atendimento e necessitam de reforma , posto de saúde de João Carro está da mesma forma. Onde está o dinheiro da saúde? “ questionou Joair, que finalizou pedindo clareza de onde os recursos estão sendo destinados.
O vice-presidente da Câmara, vereador Carlinhos da Distribuidora, também cobrou mais transparência.
“Visitei recentemente o Posto de Saúde da Cahoeira Rica, as macas não estão preparadas, todas estragadas, ventiladores para explodir, portas não que não fecham, sujeira. Acontece que Chapada é o município que mais recebe emenda parlamentar de Saúde, temos que cobrar, não é fácil. Postos de saúde atendendo de 15 em 15 dias, pacientes que não recebem atendimento por não morar no bairro do posto, isso não pode acontecer! Onde está o recurso?”, finalizou o vereador Carlinhos da Distribuidora.
Projetos de Lei para abertura de crédito foram aprovados nesta sessão. No entanto, os vereadores cobram do Prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, mais clareza para destinação de recursos, principalmente da saúde, que tem deixado a população em situação de desamparo, segundo discursos que podem ser conferidos na transmissão da sessão nesta segunda-feira.
Assista AQUI
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real