Neste domingo (14), moradores, guias de turismo, empresários e vereadores de Chapada dos Guimarães se uniram em um protesto contra o fechamento da rodovia MT 251. A manifestação teve início às 9h, reunindo um pequeno número de participantes indignados com a decisão que afeta diretamente a mobilidade e o desenvolvimento local.
Os manifestantes apontaram que o fechamento da MT-251, vital para a região, tem gerado impactos imediatos na rotina dos moradores e no funcionamento das empresas locais. A ausência de consultas prévias à comunidade despertou a revolta dos habitantes, que agora buscam respostas e soluções para a situação.
Tal ação levanta questionamentos sobre possíveis violações à Lei nº 12.608/2012, que estabelece as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. A Lei nº 12.608/2012 foi promulgada com o intuito de garantir a segurança da população em situações de desastres naturais, promovendo a cooperação entre os entes federativos, com a clara definição de competências para evitar conflitos e assegurar uma resposta eficaz.
O prefeito Osmar Froner, presente no manifesto, afirmou que o recente fechamento da MT-251 foi uma ação unilateral por parte do Estado, deixando de lado a necessária colaboração com o município, podendo configurar uma invasão de competências, prejudicando a coordenação necessária para a proteção civil. Froner garantiu que já na segunda-feira (15), vai enviar um ofício ao governador Mauro Mendes para a criação de um Gabinete de Crise, com participação do município, Câmara dos Vereadores e representante do setor comercial de Chapada.
O deputado estadual Wilson Santos participou da manifestação e anunciou uma Audiência Pública para debater o assunto.
Veja entrevista do prefeito de Chapada dos Guimarães:
Acompanhe o Alô Chapada para ter acesso a todos os depoimentos colhidos nesta manifestação popular.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Maryze Rodrigues Andrade 15/01/2024
O intuito dessa administração juntamente com o governo do estado é falir Chapada dos Guimarães
1 comentários