Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Fechou na Neblina Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024, 15:34 - A | A

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024, 15h:34 - A | A

ESCOLA NÃO SE EXTINGUE

Governador de Mato Grosso assina o decreto de extinção de nove escolas estaduais; veja quais

Da assessoria
Da Redação

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) oficializou a extinção de nove escolas estaduais. As instituições estão localizadas nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Poconé, Pontes e Lacerda, Nossa Senhora do Livramento e Juína.

Em Cuiabá, foi extinto o Centro de Educação de Jovens e Adultos “Prof. Antônio Cesário de Figueiredo Neto” e a Escola estadual “Prof. Newton Alfredo de Aguiar".

Já no município de Várzea Grande foi extinta a Escola estadual Heroclito Leôncio Monteiro e a Escola estadual Profª Vasti Pereira da Conceição. O decreto também oficializou a extinção da Escola estadual “Mercedes de Paula Sôda”, com data retroativa, a partir de 01 de janeiro de 2021, que foi transferida para a rede municipal.

Também foi publicado a extinção da Escola Estadual “Antônio Carlos de Brito”, localizada no munícipio de Pontes e Lacerda, bem como, da Escola estadual “Marechal Rondon”, localizada no munícipio de Poconé.

O governador Mauro Mendes também assinou o decreto de extinção da Escola estadual “José Cassimiro de Pinho”, localizada em Nossa Senhora do Livramento e da Escola Estadual “Dr. Guilherme Freitas de Abreu Lima”, localizada no munícipio de Juína.

Entre 2019 e 2024, o governo de Mato Grosso implementou um processo de chamado de redimensionamento na Rede Estadual de Ensino, que é uma política de estado que estabelece que os municípios fiquem responsáveis pela educação infantil e pelo primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), enquanto o Estado fica responsável pelo segundo ciclo do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e pelo Ensino Médio. 

Esse processo tem como resultado o fechamento de diversas escolas estaduais. 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia

Pedroso 25/11/2024

O que vemos aqui são comedores de picanha que não sabem o mínimo do que falam, mas sabem repetir falas da cartilha e não fazem a mínima ideia das leis federais. Deve ser o excesso de picanha no churrasco.

positivo
0
negativo
0

SAULO 23/11/2024

PARABÉNS AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESTADUAL QUE VOTARAM NO PIOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA DE MATO GROSSO. ESSE AI VAI PARA O LIXO DA HISTÓRIA, ASSIM COMO O IDOLO DELE, O MILICIANO INELEGÍVEL.

positivo
0
negativo
1

Leda Rosa 21/11/2024

A educação em extinção!

positivo
1
negativo
1

Luiza Helena Rodrigues 21/11/2024

Na Educação também existem Leis e, segundo as Leis vigentes cabe aos municípios a responsabilidade de ofertar a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental, os municípios recebem recursos para isso. Ao Estado cabe ofertar os últimos anos do Ensino Fundamental e obrigatoriamente o Ensino Médio. Então o governador está apenas cumprindo o que determina a Lei. Aliás, se os municípios não se responabilizarem pelas creches e Ensino Fundamental para onde irão os recursos financeiros que recebem psracesse fim?

positivo
5
negativo
0

Jonathan Rafael 21/11/2024

Lamentável essa situação, governador que só pensa no bolso dele. Impostos e mais impostos. Não votei nele e não votarei mesmo após isso, piorou mais ainda!

positivo
1
negativo
0

Janete 21/11/2024

Em cacere, abriu dia 19 matriculas, nao tem mais vagas

positivo
0
negativo
0

Vandelir Ponciano 21/11/2024

Vários elefantes brancos e salas vazias .. tem que remodelar mesmo esse sistema arcaico.

positivo
1
negativo
0

Claudio Gomes 21/11/2024

Esse pessoal que está criticando ou não leu a matéria ou não sabe interpretar texto, ta louco. Está descrito o motivo de maneira simples e direta, o estado passou a obrigação de educar crianças até a 5° série para os municipais e demais séries até finalizar o ensino médio para o estado. Leiam e prestem atenção antes de dizer asneiras.

positivo
3
negativo
0

Nilva 20/11/2024

Na verdade, vejo que muitos não entenderam, que quando fala em \"extinguir\", é deixar de ser o estado a ser responsável por essas escolas. Afinal o ensino fundamental quem é responsável na verdade é o município e o governo está passando a responsabilidade para o verdadeiro responsável. Basta o município, cobrarem o prefeito da cidade afetada.

positivo
2
negativo
0

Freitas 20/11/2024

Se Mato Grosso subir no ranking de alunos fora das escolas já sabemos o culpado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

positivo
0
negativo
0

Cairo Vinicius campos Ramires 20/11/2024

Esqueceram de citar a Escola Estadual Joaquina C Caldas no bairro poção centro cuiaba e também escola Barão de Melgaço ao lado da escola cezario neto , esse cabra vai ser candidato à alguma coisa próximas eleições jamais terá meu voto!!

positivo
1
negativo
0

Cuiabano 20/11/2024

Parabéns governador,esses professores fica tudo ocioso e querendo ganhar bem. Aliás já ganha muito bem.tem que mandar esses professores esquerdista contratado embora!

positivo
0
negativo
2

Alcir de Oliveira Garcia 20/11/2024

Escolas tem que ser reformadas,melhorar a acesso dos alunos e professores, extinguir jamais, agora os alunos enviados pra outras escolas bem mais longe de sua residência, foi infeliz sua decisão sr governador Mauro Mendes

positivo
2
negativo
0

Mateus Costa 20/11/2024

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

positivo
0
negativo
0

ELISETE AMADOR PEREIRA 20/11/2024

Boa tarde. Não gosto de opinar sobre atos e atitudes de nenhum governo. Mas creio que deva ter um motivo muito sério e necessário pra que tenha ocorrido essas extinções de escolas. Será que o objetivo é construir outras escolas melhores e ofertar mais vagas a alunos carentes e trabalho para os profissionais da educação? Torço muito pra que seja esse o motivo, já que não foi explicado na publicação dessa notícia triste.

positivo
8
negativo
6

HELIO ANTONIO MENEZES 20/11/2024

É só isso que esses fascistas querem e fazem, o pior é o povo votar nessa gente nefasta, trazida pelo \"imprestável\" que só roubou o país e só fez coisas contra o povo. Agora esse governador traidor da pátria quer continuar a destruição da sociedade com o fim de tantas escolas. Acorda meu povo!!

positivo
26
negativo
36

Antonio Nilton de Sousa 20/11/2024

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

positivo
0
negativo
0

Paulo 20/11/2024

tem que extinguir várias outras, aluno que não quiser fazer um mínimo de esforço que fique de fora da sala. Só gasto e professores ociosos nessas ecem outras várias escolas

positivo
15
negativo
24

Nilce 20/11/2024

Um governo retrogrado sem visão fechar escolas e um verdadeiro absurdo só gosta de fazer obras e mais lucrativo .

positivo
30
negativo
14

Thiago 20/11/2024

Bom,a maioria não está interessada em estudar. Isso é fato. Escola dá muita despesa, ou seja, melhor fechá-las e deixar algumas àqueles que querem aprender algo.

positivo
10
negativo
14

Vanderlane macedo 20/11/2024

Gente,q absurdo que esse senhor está fazendo!

positivo
18
negativo
7

Givaldo santos 20/11/2024

Não tem como admirar um governador que só toma ações prejudiciais a população quando se fala em educação. Lastimável essa atitude, sem explicação. Conhecimento é a base de tudo e normalmente ele é adquirido na escola.

positivo
17
negativo
5

Jos wilson souza 20/11/2024

Só fala de fechar as escolas ????. Aí pergunto..Por quê???

positivo
15
negativo
2

Fabrício Lima 20/11/2024

Esse governador tem cometido atos de um verdadeiro tirano. Já perceberam que ninguém pode ir contra ele e a esposa dele. Perseguem a imprensa e assediam servidores públicos que se opõem a ele. O judiciário e o MP completamente inertes.Fechamento de escolas, programas sociais sem nenhuma fiscalização, decorações milionárias no dia das crianças e natal....isso por cima.

positivo
12
negativo
5

Angélica Fernandes Lima 20/11/2024

Que tristeza vê isso acontece no estado de MT quem perde com tudo isso somos nós q não tem condições de pagar escola particular pra nossos filhos eles deveriam investir mais em educação pra onde vai nossos impostos? é pra isso que pagamos impostos!

positivo
11
negativo
4

Angélica Fernandes Lima 20/11/2024

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

positivo
0
negativo
0

ALEXANDRE THIAGO DE OLIVEIRA E SILVA 20/11/2024

Esse é o nosso governador na próxima quero ver si vc vai estar aí governador q coisa vc está fazendo com nosso estado.

positivo
7
negativo
3

Messias Ferreira 20/11/2024

É INACEITÁVEL o fechamento de escolas; de unidades de saúde; de unidades de segurança; etc. e tal, enquanto os TRIBUNAIS E TRIBUNAS continuam sendo sofisticadas e supridas com equipamentos de última geração! SINISTRO!!!!

positivo
10
negativo
1

Vanderlei Silvano Fonseca 20/11/2024

Ao contrário de países como Índia, China, Coreia do Sul , apenas alguns exemplos, que investe parcelas significativas de seu PIB em educação e tecnologia, temos governadores como esse que não dá o menor valor à educação, como ser um país grande com mentes tão pequenas, com todo respeito ao cargo de vereador, mas esse governador nem pra vereador serve. Ele quer educação de qualidade só para rico, pra quem pode pagar. O pobre vota num cara desses ainda. PelamordeDeus!!

positivo
7
negativo
2

Marta 20/11/2024

Engraçado, não se vê assinando decretos extinguindo cargos públicos que não tem a necessidade né! Opa esqueci que o que aquece a política é o gabide de empregos! Parabéns pra quem apoia essa corja visando o seu empreguinho! Lembre se da contribuição a sociedade que vc vai deixar para sua prole.

positivo
7
negativo
1

Marcia regina 20/11/2024

Se o governo federal tivesse mantido as escolas militares, n̈ tinha necessidade de fechar outras para cobrir gastos.

positivo
5
negativo
3

Flabema Matos 20/11/2024

Tem também a escola estadual do município de Barão de Melgaço MT.

positivo
1
negativo
0

Paulo 20/11/2024

Bem feito queriam empresário como governador na vdd ganhou um ditador barato

positivo
6
negativo
1

Vera lucia moreira 20/11/2024

Esse governador fechar todas essas escolas,com o propósito de que? Já não gostava dele,agora gosto menos ainda. A população adolescente já não estão gostando muito de se dedicar aos estudos,ainda acha uma pessoa como essa para desestimular mais ainda. Nunca me esqueci de uma frase dovsaudoso tenente Lara,o às de ouro,\"já vi fechar cabaré, mas escola nunca vi\".

positivo
6
negativo
0

Raymundo Carvalho 20/11/2024

Já está antecipando a metodologia de governo Trump.

positivo
5
negativo
2

ISRAEL SANTOS DA SILVA 20/11/2024

Esse Governador sempre na contra mão ao invés de reestruturar faz e destruir né

positivo
5
negativo
1

Adriana Vieira Cavalcante soares 19/11/2024

Não concordo eu estudei me formei na escola Antônio cesário Figueiredo neto como assim a escola não irá mais existir , tem q abrir mais escolas não fechar as q tem . Decepcionou o governo atual . Triste isso

positivo
5
negativo
1

Clelia Maria de Oliveira 19/11/2024

Como que um governador fecha escola? Só aqui no Brasil mesmo. Tudo pela infraestrutura! saúde e educação zero. Muito ???? ☹️ ???? ???? ???? .

positivo
5
negativo
1

ELias Nogueira Peres 19/11/2024

Acho de uma irresponsabilidade tremenda, somente porque o ciclo do primeiro grau é de responsabilidade dás prefeituras ? E’ de responsabilidade de todos. Infelizmente esse Governador está pisando na bola , não só com a educação, mas com o desmatamento no Estado, que sempre diz que vem diminuindo, mentira só aumenta.

positivo
5
negativo
0

Anderson max Ferreira da Silva 19/11/2024

Esse governador fala tanto em educação fechando escala ele tão preocupado com nossos filhos fechando escala e abrindo presídio

positivo
5
negativo
0

Marlise kovalski da cruz 19/11/2024

E bom ficar de olho nas eleições pra governador,esse aí tá fechando a desejar,fecha pesca fecha escola,tá fechando tudo AFFF.

positivo
3
negativo
0

Lusilene Ferreira 19/11/2024

Vamos ter que nos unir, ir pra rua, colocar a boca no trombone, brigar mesmo e lutar pelos nossos direitos. Só falando em redes sociais não vai resolver.

positivo
4
negativo
0

Eliane Pinheiro Miranda 19/11/2024

Sim, Seu Mauro Mendes continua extinguindo às escolas e prejudicando pais e alunos que não tem nenhum meio de transporte para se locomover. Meu filho tem 4 filhos cada um em uma escola diferente e longe

positivo
4
negativo
0

Regina Fernanda weissheimer 19/11/2024

É preocupante o fechamento de escolas sejam de ensino fundamental, médio ou para jovens e adultos. Todas tem funções absolutamente necessárias as nossas crianças, nossos jovens e aos adultos que eram primordiais no sentido de reparação e preparo para o mercado de trabalho. Esse tipo de decisão não poderia ser tomada por uma única pessoa. É um assunto delicado que precisa da participação da população envolvida. Mas para alguns governantes a evasão escolar e o analfabetismo é conveniente. A falta de instrução e educação do povo o torna mais fácil de manipular. E assim os ricos ficam cada vez mais ricos aproveitando da mão de obra barata dos pobres.

positivo
2
negativo
0

Wanderley dos Santos Godoy 19/11/2024

Esse governador deveria ser preso, um perfeito bandido, não quer escolas porque o povo que não tem educação escolar vota em qq pessoa ignorante como esse governador.

positivo
2
negativo
0

JOÃO BATISTA 19/11/2024

Um governador fariseu, covarde! E o Ensino, Aprendizagem, Conhecimento? E mais um sujeito e um políticos bolsonarista , apoiadores do Golpecde Estado Aliás, está chegando a hora fo bozó ir prá Penitenciária da Papuda. Rsrsrs...

positivo
3
negativo
0

Roberto Davi De Souza 19/11/2024

ELE SE ACHA O REI DE MT ESSE CIDADÃO VOTEI AS PRA ELE PRA GOVERNO E CONFESSO A VCS E UM BOM GESTOR SO QUE NAO OUVE O GRUPO POLÍTICO E PRINCIPALMENTE A POPULAÇÃO DE MT ACABOU COM A PESCA AGORA ACABANDO COM NOSSAS ESCOLA ESTADUAL,MAIS NAO SE ESQUEÇAM ELE E CANDIDATO A SENADOR DA REPÚBLICA MEU VOTO E DE TDA FAMÍLIA NUNCA MAIS MAURO MENDES FARAÓ

positivo
3
negativo
0

Dulzem Macedo Cavalcanti 19/11/2024

Porque do fechamento de escolas, era interessante dizer o motivo. Não tem mais alunos? O que será feito e que tipo do uso será destinado para esses prédios próprios do Estado? Aqui mesmo em Cuiabá tem muitos abandonados. E isso deveria ser cobrado do Gestor. Quando tomar uma decisão dessa, já saber antecipadamente o que fazer com o prédio próprio de responsabilidade da administração. E aí Mauro Mendes?

positivo
4
negativo
0

PAULO PEIXOTO JUNIOR 19/11/2024

Provavelmente seja porque essas escolas se tornaram militares.

positivo
1
negativo
0

Hulda Prado 19/11/2024

Nunca vi ou ouvi falar de um governo que fechasse tantas escolas, sou professora aposentada e trabalhei muito para concientizar as comunidades a irem para escola estudarem obter conhecimentos para não eleger políticos que não tem compromisso com políticas públicas que atendam os interesses comuns da sociedade, tipo abrir escolas ao invés de fechar, contribuindo para marginalização social dos que precisam do poder público. Estou de luto para cada unidade escolar extinta, certeza isso refletirá no futuro de uma geração inteira que não teve o direito de sequer discutir sobre o assunto pois não consultada. O voto tem consequências quando escolhemos mal nossos representantes. \" E agora José para onde...\"

positivo
3
negativo
0

Jaime Davi Tressino 19/11/2024

Quando o então prefeito de Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta, hoje vice governador, extinguiu algumas escolas municipais, houveram muitas críticas. Mal sabíamos nos, munícipes, q o mesmo iria transformar a educação do município uma referência. Oxalá....o estado tb esteja num caminho de concentrar recursos para melhorar ainda mais o sistema educacional.

positivo
2
negativo
1

Fernanda 19/11/2024

Mauro Mendes é inimigo número 1 da Educação. Apavorante tudo isso. Tento já é difícil imagina não tendo ????????????????

positivo
3
negativo
0

marilene 19/11/2024

E quem disse que ele quer educação para o povo. Povo iguinorante e sem conhecimento mas facil de manipular.

positivo
3
negativo
0

Elena Zittlau 19/11/2024

Deveriam colocar por que ⁉️da extinção, assim fica muito vago. E dá a pensar que o governo não quer educação ????????????????????????????????

positivo
67
negativo
7

Rubens José Lucas 19/11/2024

Eu sou admirador do governador Mauro Mendes. Mas discordo de alguma decisões pensada apenas na economia de recursos. O fechamento de todas agências da sefaz na região de Juina é uma delas. Sacrificou a população favorecendo apenas o governo.

positivo
56
negativo
3

Qaldemir Rodrigues 19/11/2024

Tendo a evasão escolar como muito grande no Brasil esse governador extingue escolas é apavorante isso

positivo
56
negativo
8

Alaide dos Santos Fraga 18/11/2024

É muito triste e desanimador com o abuso de poder desse governador que faz o que quer do jeito que ele quer,me sinto impotente junto com a educação,atropelada por ele.

positivo
55
negativo
8

Francisco William Bezerra Lima 18/11/2024

Não entendi essa extinção onde vai alunos e professores

positivo
51
negativo
5

58 comentários