Mesmo após o empenho total do Corpo de bombeiros para conter as queimadas na região do Mirante, centro geodésico, na tarde de ontem (29), e sobrevoar a região ao nascer do sol desta sexta-feira (30), onde não havia nada, o fogo retornou para região na parte da manhã.
“Hoje nós temos uma equipe ótima do Corpo de Bombeiros, além da Barja, logística e tecnologia a nosso favor. E estamos fazendo todo possível para conter o fogo”, explicou Robson Luis chefe da Defesa Civil de Chapada dos Guimarães.
Robson explica que os focos do fogo estão espalhados pela região, o que prova que o fogo foi colocado, e não ocasionado de forma natural. A prática de atear fogo é crime: De acordo com o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, de 1998, a prática é criminosa por poluir na forma de fumaça, além de causar riscos de incêndio para habitações, destruir a vegetação e poder causar a morte de animais. A penalidade é válida tanto para grandes queimadas para desmatamento quanto para pequenos atos como atear fogo em lixo doméstico ou em folhas no quintal.
“É necessário que as pessoas parem de atear fogo!”, pede Robson e explica que mesmo que todas as medidas estejam sendo tomadas, e o trabalho do Corpo de Bombeiros esteja intensificado, é de suma importância que novos focos não voltem a aparecer.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
MARCOS GARCIA 30/08/2024
A matéria omitiu a participação de homens da Força Aérea Brasileira integrados ao grupo de combate ao fogo nessa região!
1 comentários