O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), autorizou a Prefeitura de Chapada dos Guimarães a elaborar o projeto de construção de duas pontes de concreto sobre o Lago do Manso, nas travessias do distrito de João Carro e da comunidade Água Branca, as pontes serão localizadas na MT-020.
As pontes previstas terão dimensões significativas. A primeira, sobre o Rio da Casca, na comunidade Água Branca, terá 250 metros de comprimento e 8,80 metros de largura, totalizando 2.200 metros quadrados de construção. A segunda, no distrito de João Carro, sobre o Rio Quilombo, será ainda maior, com 500 metros de comprimento e 8,80 metros de largura, somando 4.400 metros quadrados de área construída.
De acordo com o cronograma, o prazo para início das obras é de 120 dias, contados a partir da finalização e aprovação dos projetos. Após esse processo, a Prefeitura fará a doação do projeto ao Governo do Estado, que será responsável por buscar os recursos necessários para a execução das obras.
O governador Mauro Mendes (União) já sinalizou de forma positiva quanto à viabilização dos recursos, ressaltando o alinhamento entre o governo estadual e o município de Chapada dos Guimarães. Em reunião na Sinfra, junto ao chefe da pasta, secretário Marcelo Oliveira, foi reforçado que as obras são vistas como fundamentais para o desenvolvimento da região e para a segurança dos moradores e turistas que frequentam o entorno do Lago do Manso.
O prefeito Osmar Froner (União) destacou que o equilíbrio financeiro alcançado pela administração pública foi essencial para a destinação de recursos que possibilitaram a elaboração desses projetos. "Vamos utilizar os recursos arrecadados com o Imposto Territorial Rural e outras receitas municipais para, em um futuro próximo, solucionar os problemas de infraestrutura para os moradores da região", afirmou Froner.
Essas obras são consideradas estratégicas para o crescimento do turismo e o fortalecimento da economia local, já que melhorarão o acesso às comunidades ao redor do Lago do Manso.
Outras obras
Conforme já informado pelo Alô Chapada, a pavimentação da rodovia MT-515, a estrada da Cachoeira Rica, em Chapada dos Guimarães, já está em fase avançada de execução e, nesta quarta-feira (11), a via começou a receber a malha asfáltica, marcando a parte final da obra. A terraplanagem foi concluída, e novos postes de energia já foram instalados no local. Na próxima semana, a Energisa vai desligar os postes antigos para conectar a rede elétrica aos novos.
A pavimentação beneficiará diretamente os moradores dos bairros Santa Elvira, Vista Alegre, Bela Vista, Sol Nascente, Altos da Chapada e São Sebastião. Além disso, a nova pista contará com faixas exclusivas para ciclistas e pedestres, promovendo mais segurança e conforto para os usuários da via.
Leia aqui: MT-515 começa a receber pavimentação asfáltica em Chapada dos Guimarães
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Rodrigo Alexandre Azevedo Araujo 13/09/2024
Que notícia excelente! Parabéns ao Governador e ao Prefeito. Quem ganha somos todos nós.
REGINALDO MELO DA SILVA 13/09/2024
Queremos Mauro Mendes ,como presidente do Brasil
Parabéns 13/09/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.
Luciano Dall Alba Lopes de Oliveira 12/09/2024
Que notícia ótima! Mais infraestrutura, e desenvolvimento, só melhora o crescimento urbano, ou seja, mais qualidade de vida para os moradores da região, além de fortalecer o PIB com a melhoria no tráfego de mercadorias agroexportador e no IDH com incentivos à educação, saúde e saneamento básico aos distritos de Chapada. Com as novas pontes, a comunidade interiorana conseguirá ter melhor acesso aos distritos, principalmente estudantes, fomentando o acesso e a permanência à escola.
Indiana Campos Borralho 12/09/2024
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.
5 comentários