Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025, 17:00 - A | A

Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025, 17h:00 - A | A

SAIBA O QUE FAZER

Detran orienta o condutor sobre como proceder em caso de dano ou perda da placa do veículo

Circular em via pública sem uma das placas de identificação do veículo é infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro

Da assessoria
Da Redação

O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran-MT) orienta o cidadão a como proceder em caso de perda ou dano da placa do veículo, especialmente neste período de chuvas intensas, quando ocorrem mais situações de perda ou dano.

Se o veículo já possui a placa no padrão Mercosul (com letras e números), o condutor deve registrar um boletim de ocorrência (que pode ser feito de forma online) e agendar o atendimento presencial através do site do Detran.

No dia do atendimento, o condutor deve levar o documento pessoal com foto, o boletim de ocorrência registrado, o documento do veículo para dar entrada na vistoria veicular e pagar as taxas do Detran.

Após realizar a vistoria do veículo, o proprietário deverá procurar uma empresa estampadora credenciada pelo Detran-MT (consulte aqui a lista das estampadoras), cujo pagamento para a estampagem da placa é feito diretamente na empresa credenciada.

Caso a placa do veículo ainda seja no padrão antigo (na cor cinza), o proprietário deverá realizar o agendamento prévio no site do Detran-MT e comparecer ao órgão no dia e horário estipulados, munido dos documentos pessoais e do Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo físico, original.

Será aberto o processo de Troca de Placa para Placa modelo Mercosul. Após pagar as taxas do Detran, o proprietário deverá realizar a vistoria do veículo e depois retornar ao atendimento para auditoria do processo e retirada da autorização para estampagem da nova placa em empresa devidamente credenciada pelo Detran-MT.

Ao final do processo, será emitido um novo Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e Certificado de Registro do Veículo (CRV-e), ambos de forma eletrônica.

O Detran-MT reforça que, para emitir a segunda via do documento do veículo, o mesmo deve estar com todos os débitos quitados, como IPVA, licenciamento ou multas.

Circular em via pública sem qualquer uma das placas de identificação (dianteira ou traseira) é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Caso o condutor seja flagrado com essa irregularidade, a penalidade é de multa, no valor de R$ 293,47, além de 07 pontos na CNH.

 

 

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia