O Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), revelou que o Mato Grosso tem a necessidade de qualificar 315 mil profissionais entre 2025 e 2027. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) selecionou as atividades que lideram a demanda por áreas de formação. Mapa do Trabalho revela que as áreas de Logística, Agropecuária, Construção Civil, Manutenção e Reparação e Alimentos e Bebidas serão as mais demandadas nos próximos anos.
Mato Grosso é um dos estados brasileiros que está próximo da realidade do “pleno emprego”, conceito que indica a utilização máxima da capacidade de produção, capital e trabalho. No entanto, a qualificação dos profissionais existentes no mercado de trabalho ainda é um desafio.
LOGÍSTICA E TRANSPORTE
Com um território de pouco mais de 900 mil km², Mato Grosso tem como desafios o escoamento de sua produção e um estado com grandes dimensões que vive um momento de expansão de suas rodovias e construção de ferrovias. Para essa área, há uma demanda de 85 mil profissionais qualificados.
Principais oportunidades: técnicos de controle de produção, motoristas de veículos de cargas, almoxarifes, armazenistas, entre outros.
AGROPECUÁRIA
Mato Grosso é o maior produtor do país de soja, milho, carne bovina, pluma de algodão e caroço de algodão. Também figura como o segundo maior produtor de etanol de cana e milho e quinto produtor de aves, peixes e carne suína. Por este motivo, a agropecuária é uma área que demandará mais de 36 mil profissionais.
Principais oportunidades: trabalhadores de mecanização agrícola, de apoio à agricultura, da mecanização florestal, extrativistas e reflorestadores de espécies produtoras de madeira, entre outros.
CONSTRUÇÃO CÍVIL
Em um cenário econômico favorável, a construção civil tem como principais tendências não só o crescimento residencial e urbano, mas também acompanha a infraestrutura e logística, o avanço do agronegócio e das indústrias. Inclusive, profissionais de outras regiões vem para Mato Grosso trabalhar na área de construção civil. São previstos cerca de 32 mil profissionais capacitados.
Principais oportunidades: operação de máquinas de terraplanagem, ajudante de obras civis, trabalhadores de estruturas de alvenaria, fundações, entre outros.
MANUTENÇÃO E REPARAÇÃO
Com uma frota de veículos automotivos crescendo cada dia mais, em especial nas cidades com maior número de habitantes, bem como uma frota extensa de equipamentos agrícolas e a necessidade de automação e tecnologia que a indústria demanda, são previstos cerca de 30 mil profissionais com qualificação nesta área.
Principais oportunidades: mecânicos de manutenção de veículos automotores, trabalhadores operacionais de conversação de vias permanentes (exceto trilhos), eletricistas de manutenção eletroeletrônica, e muito mais.
ALIMENTOS E BEBIDAS
Como maior produtor de carne bovina, Mato Grosso se destaca pelo número de frigoríficos e indústria de processamento de alimentos. Esta área vive um desafio, fazer com que a industrialização das commodities agrícolas ocorra no próprio estado, impulsionando também o setor de alimentos industrializados. Para a área estão previstos 27 mil profissionais, entre qualificados e requalificados.
Principais oportunidades: magarefes, trabalhadores na fabricação e conservação de alimentos, na degustação e classificação de grãos e afins, supervisores da fabricação de alimentos, bebidas e fumo, entre outras.
CURSOS TÉCNICOS
O Senai MT está com 630 vagas abertas em todo o estado para cursos técnicos ofertados neste primeiro semestre nas áreas de Administração, Automação Industrial, Eletrotécnica, Logística, Mecânica Industrial e Segurança do Trabalho. Vale destacar que o Senai MT possui 13 unidades fixas em 12 municípios mato-grossenses.
Mais informações: 0800 777 9737, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30.
SER FAMÍLIA CAPACITA
Em parceria com o Governo de Mato Grosso, o Senai MT também oferta cursos de qualificação profissional gratuitos em todo o estado por meio do programa SER Família Capacita. Para este primeiro semestre, são mais de 75 opções de cursos a serem ofertados.
Algumas das oportunidades são os cursos de Eletricista Veicular, Funileiro Automotivo, Mecânico de Veículos Leves, Padeiro, Cozinheiro Industrial, Operador de Processos de Distribuição Logística, Operador de Retroescavadeira, dentre outros.
Os cursos e os pré-requisitos para se inscrever podem ser acessados pelo site da Setasc-MT ou pelo site do SER Família Capacita na página do Senai MT.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real