A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) encaminhou ontem (09) relatório à administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para que o governo estadual seja autorizado a construir um novo viaduto no Portão do Inferno, bem como realizar medidas de contenção nos paredões.
Segundo consultoria contratado pelo governo, as estratégias apontadas são de baixa interferência para o patrimônio paisagístico, ambiental e paleontológico do local.
O relatório aponta que há risco de deslizamento na área, como informado pelo Alô Chapada. Foram identificados dez locais com riscos de acidente geotécnico, entre os km 42 e 48 da rodovia - dentro da área do Parque Nacional, sendo que três pontos são considerados mais críticos.
A Sinfra-MT pede que o relatório seja avaliado, uma vez que a MT-251 corta um trecho do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, administrado pelo ICMBio, e nenhuma alteração pode ser feita no local sem autorização do órgão federal.
Tendo em vista os custos elevados para elaboração dos estudos de topografia e investigação geotécnica, assim como para os projetos básicos e executivos, a secretaria destaca que essa autorização é fundamental.
* Com informações Ascom-Sinfra-MT
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real