O Mutirão Pai Presente começou nesta segunda-feria (12) em Chapada dos Guimarães, realizado pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), com intuito de promover o reconhecimento voluntário da paternidade e reduzir o número de crianças sem o nome do pai nas certidões de nascimento. O mutirão será em todo estado de Mato Grosso e vai até sexta-feira (16).
Para realizar o reconhecimento em Chapada dos Guimarães basta ir ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Chapada dos Guimarães, localizado no próprio Fórum da cidade, na esquina da Rodoviária, na avenida Rio da Casca. Os atendimentos serão feitos somente presencialmente, das 12h às 19h.
Domingo (11) foi Dia dos Pais, uma data especial para muitos. Entretanto, segundo dados de 2023 emitidos pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) obtidos por meio do Portal da Transparência do Registro Civil, dos 2,5 milhões de nascidos no Brasil, 172,2 mil não tem o nome do pai registrado na certidão de nascimento, um número maior que em 2022, 162,8 mil.
Segundo Vinicíus Freitas França, Gestor Judiciário do Forúm de Chapada, ter o nome do pai no registro de nascimento tem muitos benefícios para a vida da criança e de suas famílias:
“O programa ajuda a construir e fortalecer a relação entre pais e filhos, promovendo um ambiente familiar saudável e amoroso, e a garantir que as crianças tenham acesso aos direitos garantidos por lei, como pensão alimentícia, registro civil e assistência social. Além disso, o reconhecimento da paternidade contribui para a inclusão social e ajuda a reduzir a vulnerabilidade das crianças e suas famílias”, explicou Vinícius.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Josenil correa 13/08/2024
Projeto este de grande valia na vida desse criança, jovem e as vezes, adultos. Deveria ampliar o campo de atuação abrindo espaço a denuncia a pais irresponsáveis .
1 comentários