Onda de calor tem marcado o clima em Chapada dos Guimarães, que costuma ter temperaturas mais amenas em relação a alguns municípios no entorno da região. A previsão climática está em alerta laranja, que significa 5°C acima do no comum nos próximos 5 dias, marcando aproximadamente máxima de 36°C e miníma de 24°C.
Além disso, a fumaça proveniente das constantes queimadas na região tem deixado o céu cinza e coberto de fuligem.
Por mais que a Defesa civil, o Corpo de Bombeiros e as Brigadas voluntárias, juntamente com o apoio da Prefeitura de Chapada dos Guimarães tenham unido forças para melhorar a situação, as consequências climáticas tem sido muito presentes no cotidiano da população.
Queimadas em Mato Grosso
Uma crise ambiental de grandes proporções assola o estado de Mato Grosso. De acordo com dados do Instituto Centro de Vida (ICV), utilizando a plataforma Amazon Dashboard da Nasa, os incêndios florestais já consumiram mais de 5.794.738 hectares no estado até o dia 15 de setembro, o equivalente a mais de cinco milhões de campos de futebol.
Comparado ao mesmo período do ano passado, o número de queimadas em Mato Grosso aumentou 260%, colocando o estado na segunda posição do ranking nacional.
No Brasil
Dados do Programa Queimadas do Inpe, divulgados pela Coalizão Brasil, Clima, Florestas e Agricultura, revelam que dez municípios das regiões Norte e Centro-Oeste concentram 20,5% das queimadas no Brasil. Colniza, no extremo Norte de Mato Grosso, é o 9º município com mais queimadas.
Entre 1º de janeiro e 18 de setembro, foram registrados 39.247 focos de incêndio nesses locais, que representam parte dos 190.943 focos detectados em todo o país.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real
Ivone 24/09/2024
O Estado de MT e Governo Federal precisam agir com medidas mais eficientes no combate ao fogo. Em Chapada não se consegue nem caminhão pipa. SOS.
1 comentários