Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Terça-feira, 17 de Setembro de 2024, 09:35 - A | A

Terça-feira, 17 de Setembro de 2024, 09h:35 - A | A

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Prefeitura de Chapada intensifica combate ao fogo com uso de caminhões pipa, pá carregadeira e equipamentos

KATIANA PEREIRA
Da Redação

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães tem reforçado suas ações no combate aos incêndios disponibilizando veículos, equipamentos e suporte estratégico à Defesa Civil e à Brigada Municipal. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para enfrentar os focos causados pela seca intensa, que levou o prefeito Osmar Froner (União) a decretar situação de emergência no município em 27 de agosto, válida por 120 dias.

Entre as medidas adotadas, destaca-se a disponibilização de pá-carregadeira, caminhões pipa, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saae), para atender áreas atingidas pelos incêndios.

Áreas como Altos do Céu, Trilha do Matão, Vale da Bênção, Mirante e Morro dos Ventos foram alvo dessas intervenções, realizadas em parceria com a Brigada Municipal, a Brigada Voluntária do Vale da Bênção e o Corpo de Bombeiros. As operações foram essenciais na proteção da vegetação, garantindo a segurança do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, condomínios, loteamentos, reservas e também na área urbana, já que por muitas vezes as chamas ameaçaram invadir o centro da cidade. 

defesa civil

defesa civil

 


“Os caminhões pipa e as pás-carregadeiras são essenciais neste momento de combate intenso. O caminhão que leve água pra gente nesses locais de mais difícil acesso, onde o fogo está intenso. E muitas vezes, para fazer o combate, temos que abrir a mata, tirar parte da vegetação pro fogo não correr, então, as pás-carregadeiras fazem esse trabalho de força. E tudo isso tem que ser muito rápido, a resposta precisa ser imediata. Os bombeiros não tem esse equipamento, então a Prefeitura disponibiliza, de acordo com as demandas, que está intensa nos últimos 30 dias”, disse Robson Luiz, chefe da Defesa Civil de Chapada.

Robson disse ainda que a Defesa Civil teve a aquisição de uma camionete 4x4,  para facilitar o transporte da equipe e equipamentos durante as operações de combate aos incêndios e vigilância em áreas de risco. 

Além dos sistemas de monitoramento via satélite, utilizados pela Defesa Civil, a aquisição de um drone Mini-X8 melhorou significativamente a capacidade de monitoramento aéreo da equipe, permitindo a detecção rápida de focos de incêndio e facilitando a tomada de decisões estratégicas em tempo real.

Para garantir a segurança dos brigadistas, foram adquiridos capacetes com lanternas integradas, coturnos resistentes e uniformes especializados. Esses EPIs são essenciais para proteger a vida dos membros da equipe durante as operações.

Três assopradores foram comprados para ajudar na contenção e extinção de pequenos focos de incêndio, principalmente em áreas com vegetação seca, proporcionando maior agilidade no controle das chamas.

Durante as ações de campo, a Prefeitura assegura alimentação adequada para os brigadistas, garantindo que a equipe esteja bem nutrida e preparada para enfrentar as longas jornadas de combate, que chegam a durar até 12 horas. Também é disponibilizado combustível regularmente para os veículos e equipamentos utilizados, permitindo que as equipes atuem em áreas afastadas sem interrupções.

A Secretaria de Obras tem disponibilizado equipamentos como a pá carregadeira para a construção de aceiros estratégicos, facilitando o acesso dos brigadistas e a prevenção contra o avanço das queimadas.

 Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 888 focos de calor neste domingo (15), conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desses, 479 se concentram na Amazônia, 362 no Cerrado e 47 no Pantanal. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.

Em Chapada dos Guimarães, equipes combatem, com apoio de um avião, um incêndio na região do Mirante do Centro Geodésico da América do Sul, e dão apoio ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate ao incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Participam das ações a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Defesa Civil Municipal de Chapada dos Guimarães e Força Aérea Brasileira, além de brigadistas do ICMBio, SOS Pantanal e Brigada do Jamacá.

Video:

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Álbum de fotos

defesa civil

defesa civil

defesa civil

defesa civil

defesa civil

Comente esta notícia