Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Chapada Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024, 09:17 - A | A

Segunda-feira, 11 de Novembro de 2024, 09h:17 - A | A

OBRAS EM AÇÃO

Viaduto no encontro da Rodoanel com a MT-251 está sendo finalizado

O Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande tem o objetivo de tirar o tráfego pesado de caminhões das áreas urbanas das duas cidades

Da assessoria
Da Redação

As obras que fazem parte da implantação do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande já chegaram na fase final. A construção de duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá e de um viaduto sobre a MT-010 estão com mais de 90% de execução. Também haverá outro viaduto, sobre a MT-251. As estruturas serão utilizadas pela população quando o Rodoanel estiver pronto.

O Contorno Norte do Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande tem o objetivo de tirar o tráfego pesado de caminhões das áreas urbanas das duas cidades. Isso ajuda a aliviar o trânsito na região central e também faz com que as viagens de quem passa pela BR-163/364 sejam mais rápidas.

A primeira etapa do Contorno Norte do Rodoanel está em andamento, recebendo um investimento inicial de R$ 206 milhões. As obras são executadas em uma parceria entre Governo do Estado e Governo Federal, sendo o Estado responsável por 40% do valor do contrato e a União por 60%.

As duas novas pontes sobre o Rio Cuiabá, uma para ida e outra para volta, estão com 91% da estrutura pronta. No momento, o Consórcio responsável pela obra está executando a concretagem da laje. Isso significa que estão concretando o local por onde os carros vão passar.

Já o viaduto construído sobre a MT-010 (Estrada da Guia) está 99% concluído, na fase de execução da estrutura utilizada para conter o aterro do encabeçamento, ou seja, os acessos até as pistas do viaduto.

 MT-251

Também haverá outro viaduto, sobre a MT-251. No momento, está sendo preparada a execução das travessas, para que depois sejam lançadas as vigas da estrutura. Ainda estão em execução a construção de duas passagens de nível, em locais de grande movimentação. Uma próxima ao Bom Futuro e outra próxima ao Arautos do Evangelho.

Em relação as pistas, neste momento, o Consórcio está avançando com a execução da terraplanagem do lado de Várzea Grande. Ainda haverá um viaduto no encontro com a BR-163/364 em Várzea Grande e uma trincheira na MT-400, ou Avenida Antárctica.

Ainda está prevista a construção de outra parte do Rodoanel, ligando da MT-251 até a BR-070/163/364 em Cuiabá, depois do Distrito Industrial. Esse trecho inclui a construção de pontes sobre o Rio Coxipó e sobre o Rio Aricá, outro viaduto no encontro com a BR. Com este outro trecho, o Rodoanel de Cuiabá e Várzea Grande chegará a 52 km de extensão.

 Obras de longa data

As obras do Rodoanel começaram em 2006 em uma parceria entre Governo Federal e Prefeitura de Cuiabá. Até 2009 foram construídos nove quilômetros da rodovia, em pista simples, entre a Estrada de Chapada e a Avenida Antarctica. As obras foram paralisadas em 2011, com denúncias de irregularidades.

Após anos de vários anúncios, mas com obras que nunca saíram do papel, a atual gestão do Governo do Estado destravou a obra, colocando recursos financeiros para que ela pudesse ser retomada e concluída.

Entre os anos de 2019 e 2020 foi realizado um trabalho pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), que solucionou uma série de entraves jurídicos para poder lançar o edital de licitação e retomar as obras. O reinício se deu em 2021, com a assinatura da ordem de serviço.

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia

Eliel 12/11/2024

Bom governo estadual Os petistas odeiam trabalhos e muitos são contra essas obras de infraestrutura. Mas creio que a maioria é favorável.

positivo
0
negativo
0

1 comentários