A artista plástica Vitória Basaia morreu, aos 68 anos, na tarde desta quarta-feira (15), em Cuiabá. O falecimento foi confirmado por seu filho, Juliano Moreno, ao HNT. Conforme o rapaz, a mãe morreu às 17h55, no Hospital Santa Rosa. Ela estava internada em razão de problemas circulatórios e foi intubada há dois dias. Na hora do faecimento, estava com toda família.
Vitória Basaia era carioca de nascença, mas morava em Mato Grosso desde 1981. A artista autodita viveu a efervescência da cena cultural na Baixada Cuiabana, caminhando com os vanguardistas regionais. O uso de pigmentos naturais e materiais recicláveis se tornou sua assinatura pessoal, assim como os paineis que passaram a decorar salas de admiradores da arte mato-grossense.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) absorveu parte da técnica desenvolvida por Vitória à grade dos cursos, passando a difundir o estilo de Basaia entre os alunos. Além de artista plástica, ela também era jornalista e animadora cultural, registrando passagem pelo extinto jornal impresso "O Estado de Mato Grosso".
A artista morreu no dia do aniversário de 157 anos Várzea Grande, cidade onde morava e tinha ateliê.
Ainda não há informações sobre homenagens póstumas à artista.
Vitória deixa três filhos e netos.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real