A Associação Cultural Flor Ribeirinha-ACFR de São Gonçalo Beira Rio, atuante na promoção humana por meio de ações que resgatam, preservam e divulgam a cultura popular, desenvolve vários projetos socioculturais, entre eles: Semente Ribeirinha, Flor da Idade e portas abertas Vivências.
Este ano, estão abertas as inscrições para receber novos alunos através do Projeto Flor Ribeirinha Manutenção e Difusão-2024 com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Lazer. As inscrições gratuitas, são limitadas e vão até o dia 30 de março. As inscrições podem ser feitas por meio de um link no Instagram do grupo Flor Ribeirinha.
O projeto semente Ribeirinha destinado às crianças de 05 a 15 anos: oficinas de dança e música popular, realizado aos sábados pela manhã. Vivências, destinado aos jovens a partir de 16 anos:
oficinas abertas de cultura popular, aos sábados à tarde. Já o projeto Flor da Idade para as pessoas acima de 50 anos: oficinas de dança, música e artesanato, a ser realizado aos sábados, no período da tarde.
O Quintal de Dona Domingas abre as portas para mais um ciclo de encontros, vivências e aprendizados da Cultura Popular Ribeirinha com esses projetos. “Inscreva-se e faça parte dessa jornada pelas raízes da cultura ribeirinha. As inscrições são gratuitas e serão selecionadas pela carta de intenção. Terão pontuação no contexto sócio econômico para pessoas de baixa renda”, disse Avinner Silva, presidente da entidade. Os interessados farão parte dos grupos de dança, com aulas ministrados por professores preparados para esta missão.
*Ações com o grupo Flor Ribeirinha*
Além dos projetos socioculturais em andamento, foram iniciadas na última semana, a formação artística com canto e teatro, e ensaios com os integrantes do grupo Flor Ribeirinha. A formação artística é voltada ao desenvolvimento vocal e expressivo dos integrantes do grupo.
O ensaio conjunto voltado à montagem e manutenção dos repertórios do grupo, envolvendo os músicos, cantores e dançarinos, acontece no mesmo local, no Quintal da Dona Domingas. Também é realizado o ensaio técnico com os músicos e cantores para construção e lapidação do repertório musical.
Além disso, são realizadas as aulas sobre a Cultura Popular Mato-Grossense e Brasileira. O objetivo é compartilhar o conhecimento com foco nas manifestações tradicionais e populares do estado e país.
Sobre os ensaios de dançarinos, a prática cênica e coreográfica tem foco nos repertórios do grupo, coordenados pelo núcleo de dança. Outro ponto é o condicionamento físico, atividade voltada ao preparo corporal, resistência e consciência física dos integrantes. Acrescentando ainda a Base Clássica, aulas com fundamentos técnicos da dança clássica aplicados à formação dos dançarinos do grupo.
Com base nos resultados de uma pesquisa interna, realizada com o elenco, o retorno foi essencial para compreender a disponibilidade e as preferências de cada integrante do grupo. Diante do resultado, foi definida a nova programação de aulas de formação artística e ensaios para este primeiro semestre.
O grupo Flor Ribeirinha que foi declarado este ano como patrimônio histórico, cultural e de natureza imaterial, através da Lei municipal 7.217, vem cumprindo sua meta, trabalhando no resgate, manutenção e difusão da cultura popular. Durante todo o ano, desenvolve várias atividades internas no Ponto de Cultura Quintal de Dona Domingas e também ações externas que repercutam junto a população cuiabana e Mato-grossense.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real