O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) segue no combate a dois incêndios florestais no Estado nesta segunda-feira (24.06). As ações envolvem o emprego de 34 militares, um avião, um helicóptero, dois caminhões-pipa, sete caminhonetes, um barco, quatro pás-carregadeiras, duas motoniveladoras, um trator e um quadriciclo, além do monitoramento remoto com satélites feito pelo Batalhão de Emergências Ambientais, em Cuiabá.
Na Fazenda Cambarazinho, em Poconé (a 104 km de Cuiabá), o incêndio está confinado na área de aceiros construída pelos bombeiros. Os militares seguem no monitoramento e trabalho de rescaldo, para evitar que o fogo ultrapasse a barreira.
Para o combate ao incêndio na Fazenda, os militares contam com um helicóptero, para apoio logístico, e um avião, para o despejo de água. Até o momento já foram lançados 30 mil litros de água para combate às chamas.
Já em Porto Conceição, em Cáceres (220 km de Cuiabá), devido a uma rajada de vento forte, nesta segunda-feira, o incêndio avançou para a outra margem do rio, e o Corpo de Bombeiros segue no combate direto ao fogo, nos pontos em que é possível chegar, uma vez que o local é difícil acesso.
Os militares contam com apoio de embarcações para chegarem aos pontos de incêndio e de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) para o combate.
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) faz o monitoramento de todos os incêndios florestais do Estado via satélite, para orientar as equipes em campo.
A estiagem severa e baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação das chamas e o Corpo de Bombeiros pede que a população colabore e respeite o período proibitivo. A qualquer indício de incêndio, os bombeiros orientam que a denúncia seja feita pelos números 193 ou 190.
Incêndios extintos
O Corpo de Bombeiros extinguiu um incêndio florestal em Chapada dos Guimarães.
Focos de calor
Em Mato Grosso, são 74 focos de calor registrados nesta segunda-feira, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Deste total, 36 focos se concentram na Amazônia, 28 no Pantanal e 17 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).
Importante ressaltar que o foco de calor isolado não representa um incêndio florestal. Entretanto, um incêndio florestal conta com o acúmulo de focos de calor.
* Com assessoria
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real