Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather
Segunda-feira, 16 de Setembro de 2024
facebook instagram youtube twitter whatsapp
Chapada dos Guimarães
icon-weather

Geral Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024, 07:46 - A | A

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024, 07h:46 - A | A

COMPETIÇÃO NACIONAL

Estudantes da Rede Estadual chegam à semifinal de prêmio com projeto de plataforma educacional gratuita e inclusiva

Alunos da Escola Estadual Governador José Fragelli, em Cuiabá, participam da 11ª edição do ‘Prêmio Solve For Tomorrow’

Da Redação

Cinco estudantes da Escola Estadual Governador José Fragelli, em Cuiabá, são semifinalistas da 11ª edição do ‘Prêmio Solve For Tomorrow’. Criado pela Samsung, o prêmio estimula estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificarem problemas reais da comunidade e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia.

Salomão Fernandes, Lismar Albanelys, Gabriel Ferreira, Jonathan Salazar e Ygor Ruiz concorrem com o projeto denominado ‘Axewl: Educação Inclusiva e Personalizada para Todos’. Todos são do 3° ano e tiveram orientação da professora Mara Lopes Côrtes.

De acordo com Mara Côrtes, o projeto dos estudantes mato-grossenses se destaca pela proposta inovadora de criar uma plataforma educacional gratuita e acessível para pré-vestibulandos, sobretudo, os de baixa renda.

“É a primeira vez que uma equipe de escola pública de Mato Grosso participa e já garantindo a semifinal. Temos potencial para chegar à final”, destaca.

Ela avalia que o sucesso do projeto Axewl não só eleva o nome da escola e de seus estudantes, mas também serve de inspiração para outras instituições de ensino e jovens inovadores em todo Mato Grosso.

“A equipe continua avançando na competição, com a expectativa de que seu trabalho possa alcançar ainda mais reconhecimento e, sobretudo, impactar positivamente a vida de milhares de estudantes em todo o país”, declara.

O estudante Ygor está confiante na vitória. Ele conta que a ferramenta utiliza inteligência artificial para personalizar o aprendizado, oferecendo recursos como quizzes, simulados, uma biblioteca de conteúdos e suporte via chat.

"A plataforma é inclusiva, projetada para atender também estudantes com deficiências auditivas, visuais, psicológicas, autismo ou TDAH", diz o estudante.

Se vencerem, os estudantes receberão certificados e prêmios que incluem recursos para continuar desenvolvendo e aprimorando o projeto. Cada professor orientador das 20 equipes semifinalistas já ganhou um tablet. As 10 equipes finalistas vão ganhar um notebook para cada professor orientador e um tablet para cada estudante finalista.

A premiação será dividida em duas categorias, a nacional e júri popular. Na nacional os prêmios serão um notebook + fone de ouvido (1° lugar); smartphone + fone de ouvido (2° lugar) e smartwatch + fone de ouvido (3° lugar).

Já os vencedores pelo Júri Popular, ganharão um fone de ouvido sem fio para cada estudante, professor orientador e professor parceiro dos três projetos eleitos pelo público, além das escolas ganharem um projetor.

O Prêmio

O Solve for Tomorrow é uma competição que incentiva a criação de soluções inovadoras para desafios sociais utilizando a abordagem STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). O programa tem abrangência nacional e é coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), referência em educação no Brasil.

* Com assessoria

 

Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real 

Volte para capa do Alô Chapada

Comente esta notícia