A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) realizam, entre os dias 13 de fevereiro a 24 de abril, uma capacitação para gestores municipais de saúde do Estado. As inscrições podem ser feitas diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem da ESP - clique aqui para acessar.
O objetivo é qualificar os gestores municipais para que possam atuar de forma eficiente na gestão dos serviços de saúde, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), além da melhoria da qualidade de vida da população.
“O Governo do Estado busca investir na capacitação dos profissionais de saúde, porque sabe a importância de levar atendimento de excelência à população. Através destes cursos e capacitações da Escola de Saúde Pública, nós temos conseguido melhorar cada vez mais o atendimento e os serviços ofertados em Mato Grosso”, pontuou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
Para cada encontro, poderão ser utilizados como estratégias metodológicas os estudos de casos, as simulações realísticas, as dinâmicas de grupo e as discussões em grupos de trabalho, em que os gestores serão convidados a avaliar os processos de trabalho no SUS e a refletir sobre possíveis caminhos no enfrentamento de problemas.
Os participantes também serão estimulados a promover a gestão participativa e a fortalecer as redes de apoio interfederativas para suporte e apoio nas tomadas de decisão.
A superintendente da ESP, Silvia Tomaz, ressaltou que o projeto tem como premissa ampliar o conhecimento dos gestores municipais sobre as políticas públicas de saúde, para que eles possam atuar de forma eficiente na gestão dos serviços e contribuir para o fortalecimento do SUS e para a melhoria da qualidade de vida da população.
“A ESP tem inovado na metodologia de ensino-aprendizagem, de forma a oferecer dinamicidade nas necessidades dos novos gestores, conforme diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Temos como foco o mergulho no mundo do trabalho em saúde”, acrescentou Silvia.
O curso é dividido em nove unidades de aprendizagem: Instrumentos de gestão/planejamento do SUS; Análise da Situação de Saúde; Gestão Participativa e Espaços de Governança; Financiamento no SUS; Uma visão geral sobre a Lei 14.133/21 para o SUS; Gestão do trabalho educação na saúde; Organização da atenção à saúde e organização do cuidado no território municipal; Vigilância em saúde e Monitoramento, controle e avaliação.
Os encontros serão realizados de forma online, todas as quintas-feiras, com duração de até 3 horas cada, pelo Google Meet. A transmissão será ao vivo pelo YouTube da ESP. Ao final, os participantes receberão um certificado emitido pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso.
Entre no grupo do Alô Chapada no WhatsApp e receba notícias em tempo real